Redação
Em pronunciamento no plenário da casa, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL) se utilizou de muita ironia ao se referir ao Supremo Tribunal Federal e, em especial, ao ministro Alexandre de Moraes.
LEIA TAMBÉM
Em discurso que ganhou as redes sociais nesta semana, o parlamentar alagoano se queixou principalmente da postura autoritária do STF, ao se dirigir aos colegas de Câmara:
“Como os senhores ousam criticar o Supremo Tribunal Federal? O doutor Alexandre de Moraes, esse grande constitucionalista, encontrou a fórmula de economizar na justiça mais cara do Brasil, a justiça que gasta mais de 130 bilhões de reais. Como vossas excelências ousam criticar esse jurista que pela economia processual virou investigador, acusador, vítima e julgador? Esse homem é muito inteligente. Ele jogou fora a Constituição do Brasil, porque temos o Supremo Tribunal Federal para ficar acima das leis.”
Disse mais Alfredo Gaspar:
“Como ousam criticar Alexandre de Moraes, que formulou uma única sentença, exatamente igual para centenas de brasileiros, não viu caso a caso e também não precisava. O sistema está unido. Nós estamos dominados. Parabéns, Alexandre de Moraes, mas você não está sozinho, você tem o sistema do Supremo Tribunal Federal para açoitar a nós, pobres mortais, os cidadãos brasileiros. São mais de 130 bilhões de reais para nós termos esses deuses, mas pudera: são seres sobrenaturais, não existe impedimento nem suspeição. Esses homens e mulheres estão acima da lei.”
A ironia do deputado prosseguiu:
“Minha gente, tenha responsabilidade. Parem de criticar. O tribunal é coisa dos céus, é o tribunal que representa a vontade do povo brasileiro. Se eles saírem às ruas serão aplaudidos, ovacionados. Aonde estava esse tribunal que só chegou depois da República? Eu vou pedir um favor: Supremo, prolongue a minha vida. Me dê uma chance de viver mais tantos anos. Vocês podem tudo. Eu tenho pena desses deputados que amanhã irão receber a Polícia Federal na porta porque ousaram ter o direito de falar. Eu tenho pena desses deputados federais perseguidos porque ousaram dizer que o Supremo Tribunal Federal estava usurpando funções do Congresso Nacional.”
Alfredo Gaspar assumiu o mandato de deputado federal por Alagoas em fevereiro do ano passado, após ter sido Promotor de Justiça do Ministério Público alagoano e exercido os cargos de Procurador Geral de Justiça de Secretário de Segurança Pública de Alagoas.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”