TNH1 com Ministério do Desenvolvimento Regional
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais um município alagoano. A cidade de Ibateguara, localizada na Zona da Mata de Alagoas, se tornou o 18° município a receber recursos federais após as fortes chuvas que atingiram todo o estado.
Além de Ibateguara, a Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em outros 13 municípios, em todo o Brasil, nesta terça-feira, 12. Entre eles, destacam-se nove, que registraram chuvas intensas nos últimos dias: Catende e Canhotinho, em Pernambuco; Marquinho, no Paraná; Ibateguara, em Alagoas; Três Corações, em Minas Gerais; e Canguaretama, Natal, Extremoz e Touros, no Rio Grande do Norte.
No Amazonas, as cidades de Fonte Boa e Alvarães sofreram com inundações. Malhada de Pedras, na Bahia, e Choró, no Ceará, enfrentam a estiagem e Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul, foi atingida por um vendaval.
Por fim, a cidade de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, teve o estado de calamidade pública reconhecido devido a enxurradas.
Como solicitar recursos federais - Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
LEIA MAIS