Defesa Civil identifica rachaduras próximas à mina que está sob risco de colapso

Publicado em 29/11/2023, às 19h40
Vasni Soares / TV Pajuçara -

João Arthur Sampaio com TV Pajuçara

A Defesa Civil de Maceió identificou rachaduras em uma área próxima à mina 18, que está sob risco de colapso, no bairro do Mutange. A informação foi repassada pelo coordenador Abelardo Nobre, em entrevista ao Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara, no começo da noite desta quarta-feira, 29.

LEIA TAMBÉM

“Esse fenômeno é um indício de que o teto da cavidade está em um processo de não ter mais resistência. Fizemos o sobrevoo do local, para tentar identificar possíveis locais afetados. Com essas informações, nas próximas horas ou dias essa mina deve entrar em colapsar”, detalhou Abelardo.

O coordenador explica que, com o colapso, uma certa quantidade de água da Lagoa Mundaú pode entrar em contato com o fluido dessa cavidade, o que pode gerar um grande impacto ambiental. Segundo ele, ainda não é possível dimensionar o raio de alcance, mas o órgão já trabalha com ações preventivas.

Pinheiro fora de risco

Na entrevista, Abelardo ainda afirmou que a área do Pinheiro está fora de risco. O TNH1 apurou que alguns moradores desta região foram até a sede da Defesa Civil Municipal para buscar explicações. 

“A gente tem que separar esses dois fenômenos. Um é o colapso e o outro é o tremor. O sismo é um indicativo de que a mina está se movimentando, está ocorrendo a acomodação de camadas. Toda tensão de energia é dissipada em forma de onda, que é sentida na superfície. É um sintoma. O colapso pode não causar tremor e ser apenas local”, pontuou.

Abelardo pontuou que as áreas que podem ser afetadas são apenas as que estão nos pontos de criticidade 00 e 01. As que estão fora deste território não correm risco. “A demarcação foi feita em 2020. A Defesa Civil está acompanhando a situação de forma ininterrupta e estamos aguardando os profissionais do órgão nacional, que vêm nos auxiliar”.

Confira a versão atualizada do mapa de risco abaixo:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mãe denuncia negligência médica em morte de bebê de 1 ano na UPA do Benedito Bentes Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió