Defesa Civil atualiza situação de rios e lagoas após chuvas no estado

Publicado em 16/06/2022, às 17h44
Cortesia -

TNH1

A Defesa Civil do Estado de Alagoas atualizou, no fim da tarde desta quinta-feira, 16, a situação dos rios e das lagoas após a chuva que atingiu o estado neste feriado de Corpus Christi. A previsão, segundo a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é de que as chuvas continuem pelos próximos dois dias.

LEIA TAMBÉM

Algumas cidades registraram alagamento e transbordamento de rios durante o dia, e o órgão estadual recomendou que a Defesa Civil de cada município retirasse pessoas que residem às margens de rios e lagoas, para colocá-las em um local seguro.

Neste momento, a situação é a seguinte:

O meteorologista Henrique Mendonça alertou mais cedo que a tendência, com a continuidade das chuvas, é que os rios aumentem o nível e devem continuar sendo monitorados pelas equipes. "As pessoas devem estar atentas ao chamamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros", destacou em entrevista à TV Pajuçara.

Alertas para chuvas - A Defesa Civil de Alagoas divulgou um alerta na manhã desta quinta para o risco de transbordamento de rios após as chuvas intensas que seguem caindo em Alagoas nas últimas horas. Segundo o coordenador, tenente-coronel Moisés Melo, a orientação para os órgãos municipais é agir com o plano de contingência para retirar pessoas de áreas vulneráveis onde podem ser castigadas pela água. 

Nessa quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou o cenário de atenção em Alagoas e emitiu quatro alertas de chuvas para praticamente todas as regiões do estado. Das três faixas de grau de severidade, dois são amarelos, um é laranja e outro é vermelho, considerado o de grande perigo.

Segundo o alerta vermelho do Inmet, havia possibilidade de chuva acumulada superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas. O alerta foi para 33 cidades das regiões Norte, Metropolitana, Zona da Mata e toda faixa litorânea de Maragogi até Coruripe.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)