TNH1
A Defesa Civil do Estado de Alagoas atualizou, no fim da tarde desta quinta-feira, 16, a situação dos rios e das lagoas após a chuva que atingiu o estado neste feriado de Corpus Christi. A previsão, segundo a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), é de que as chuvas continuem pelos próximos dois dias.
LEIA TAMBÉM
Algumas cidades registraram alagamento e transbordamento de rios durante o dia, e o órgão estadual recomendou que a Defesa Civil de cada município retirasse pessoas que residem às margens de rios e lagoas, para colocá-las em um local seguro.
Neste momento, a situação é a seguinte:
O meteorologista Henrique Mendonça alertou mais cedo que a tendência, com a continuidade das chuvas, é que os rios aumentem o nível e devem continuar sendo monitorados pelas equipes. "As pessoas devem estar atentas ao chamamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros", destacou em entrevista à TV Pajuçara.
Alertas para chuvas - A Defesa Civil de Alagoas divulgou um alerta na manhã desta quinta para o risco de transbordamento de rios após as chuvas intensas que seguem caindo em Alagoas nas últimas horas. Segundo o coordenador, tenente-coronel Moisés Melo, a orientação para os órgãos municipais é agir com o plano de contingência para retirar pessoas de áreas vulneráveis onde podem ser castigadas pela água.
Nessa quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou o cenário de atenção em Alagoas e emitiu quatro alertas de chuvas para praticamente todas as regiões do estado. Das três faixas de grau de severidade, dois são amarelos, um é laranja e outro é vermelho, considerado o de grande perigo.
Segundo o alerta vermelho do Inmet, havia possibilidade de chuva acumulada superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas. O alerta foi para 33 cidades das regiões Norte, Metropolitana, Zona da Mata e toda faixa litorânea de Maragogi até Coruripe.
LEIA MAIS