Defesa Civil amplia área de isolamento no bairro do Pinheiro

Publicado em 22/11/2019, às 15h25
Erik Maia/TNH1 -

Secom Maceió

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está ampliando a área de isolamento no entorno dos blocos 7, 8, 9, 14 e 15 do Conjunto Jardim Acácia, no bairro do Pinheiro. A medida entra em vigor a partir deste sábado (23), diante da evolução das rachaduras nos prédios e, consequentemente, do risco de desabamento.

LEIA TAMBÉM

A ampliação do isolamento está amparada pela Lei nº 12.608, que trata das políticas de proteção e defesa civil, que estabelece ser de competência do Município “vistoriar edificações e áreas de risco e promover, quando for o caso, a intervenção preventiva e a evacuação da população das áreas de alto risco ou das edificações vulneráveis”.

O Relatório de Análise Técnica que avaliou o risco estrutural dos blocos aponta que os elementos estruturais dos prédios passaram do estado limite de deformação e encontram-se colapsados e sem funções, com grandes riscos de tombamento iminente, principalmente no que diz respeito às condições encontradas no solo por sua zona de fraturamento. Confira o Relatório de Análise Técnica.

“A área dos prédios já está isolada desde junho deste ano, mas diante da evolução do problema e do risco de tombamento, estamos ampliando o perímetro. Neste primeiro momento as vias serão isoladas, para evitar o fluxo de veículos, mas o isolamento completo será feito com alambrado para evitar que pessoas transitem próximo aos prédios”, explicou o coordenador Geral de Proteção e Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

O isolamento acontece na Alameda Cônego Cavalcante de Oliveira, no trecho que vai desde o posto de combustíveis BR Petrobras até o Supermercado Pilar, e na Rua Manoel Menezes, no trecho que compreende o depósito de gás da Ultragaz até o Supermercado Pilar.

“Sabemos que isolamentos de áreas causam transtornos, mas a medida adotada é necessária para salvaguardar a população, uma vez que o solo do bairro continua em movimento e a evolução das rachaduras nestes cinco blocos é constante”, completou a diretora de Operações de Proteção e Defesa Civil, Joanna Borba.

O trabalho de isolamento das vias foi planejado com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que adotará as medidas necessárias para orientar os condutores que trafegam pela região.

A medida de ampliação da área de isolamento foi comunicada aos moradores do bairro que fazem parte do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Pinheiro, bem como o relatório técnico encaminhado para os órgãos responsáveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara