Defesa Civil amplia ações de prevenção para redução de risco à população

Publicado em 12/12/2020, às 21h07
Secom Maceió -

Secom Maceió

Responsável por adotar e coordenar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre em Maceió, a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) elabora ações preventivas, paliativas e emergenciais que têm como objetivo salvaguardar a vida da população. Entre essas medidas estão inseridas a colocação de lonas em áreas de risco da cidade, o fortalecimento dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs) e o atendimento à população. 

LEIA TAMBÉM

Em 2020, mais de 52 mil metros quadrados de lonas foram utilizados em diversos pontos de Maceió com o objetivo de minimizar os riscos de deslizamentos de terra durante o período chuvoso. Esse é o maior quantitativo de instalação dos últimos quatro anos e, de acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil, Dinário Lemos, o aumento se deu em decorrência do trabalho de cruzamento de dados do órgão e das ações conjuntas com os líderes comunitários. 

“Este ano começamos o trabalho pelo Vale do Reginaldo, região mais afetada pelas chuvas em 2019. Só nessa região utilizamos cerca de 4 mil metros quadrados de lonas e essa avaliação de área versus a necessidade de aplicação é possível através do cruzamento de dados entre o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) e os Registros de Ocorrências e a contribuição dos líderes comunitários”, explicou Lemos.

Em 2020, mais de 40 pontos com necessidade de colocação de lona, distribuídos em 12 bairros, foram identificados. “A colocação de lonas nessas áreas é importante pois tem a função de escoar a água e redirecioná-la, evitando que a região fique saturada e o terreno deslize”, completou o coordenador. 

Para Dona Nenê, líder comunitária do Vale do Reginaldo, a atuação da Defesa Civil gera segurança para a população. “Nos sentimos amparados e mais seguros quando vemos que as barreiras estão sendo cobertas antes que as chuvas comecem. As lonas nos dão suporte e ajudam a conter o deslizamento”, disse ela.  

Disque 199 

Outra medida importante implantada pela Defesa Civil em 2020 foi a adesão do número 199, disponível para receber as chamadas da população durante as 24h do dia. Através do número, a população pode solicitar vistoria ou revistoria na edificação -por meio do Registro de Ocorrência, Intervenção Preventiva, Declaração de Localização no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, além de obter informações sobre ações do órgão municipal.  

Para o diretor de Planejamento e Redução de Risco da Defesa Civil, Arthur Rodas, a adesão foi de extrema importância para facilitar o contato com a população. “O número 199 é nacional, de fácil memorização e funciona 24h. Optamos pela mudança para que a população e suas demandas ficassem ainda mais próximas da Defesa Civil, principalmente em caso de risco. Foi um avanço que apresentou diversos resultados”, disse.

A Defesa Civil já atuava no atendimento de ocorrências 24 horas, mas os chamados por telefone após as 18h e nos finais de semana eram feitos através do Corpo de Bombeiros. Com a adesão do 199, todas as chamadas são atendidas pelo órgão municipal.

Alerta por SMS

Em fevereiro de 2020, a Defesa Civil de Maceió também passou a emitir mensagens informando sobre a ocorrência de chuvas que apresentassem risco para a população por meio do sistema de alerta via SMS. A medida, que usa o Sistema de Alerta da Defesa Civil Nacional, tem como objetivo facilitar as ações de autoproteção que podem ser tomadas pelos cidadãos, até que o poder público se posicione para o socorro.

“Em Maceió, os alertas de risco são emitidos pela Defesa Civil Municipal. Nós fazemos o monitoramento junto com as instituições estadual e federal e, então, emitimos mensagens, quando necessário, para informar sobre o possível risco. A intenção é permitir ações antecipadas de autoproteção e de proteção da comunidade”, explicou a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento da Defesa Civil (Cimadec), Joanna Borba.

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber os informes no mesmo aparelho. Para se cadastrar, envie um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Será enviada, logo em seguida, a confirmação do cadastro. 

Fortalecimento Nudecs

Os Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs), responsáveis por receberem informações sobre as medidas que vêm sendo tomadas pela Prefeitura de Maceió, são compostos por moradores das áreas de risco da cidade, que podem dialogar com a gestão e expor suas reais necessidades. 

Este ano o trabalho com núcleos foi fortalecido. Mais pessoas foram incluídas nos Núcleos e diversas reuniões foram realizadas. Nelas, os moradores são ouvidos, recebem orientações e podem compartilhar informações. Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o contato e o fortalecimento dos Nudecs é importante para que o elo entre órgão municipal e comunidade seja cada vez mais forte.

“Todo momento com os Nudecs é importante. Eles representam a população dos bairros e precisam receber as informações oficiais. As reuniões são períodicas e nosso objetivo é sempre mantê-los informados, para que possamos tirar dúvidas sobre as ações que vem sendo realizadas”, esclareceu.  

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

PMDF divulga nota de pesar após morte de policial em incêndio de hotel: “gesto heroico” Homem morre soterrado por areia em caminhão durante obra na Avenida Durval de Góes Monteiro PM que morreu em incêndio de hotel ajudou no socorro dos hóspedes e estava pronto para voltar ao DF Imagens mostram destruição após incêndio dentro de hotel na Pajuçara