Defesa Civil: água avança contra rachaduras da mina 18, mas desastre deve ser menor que o especulado

Publicado em 03/12/2023, às 10h23
Charles Northrup e Bruno Protasio / TV Pajuçara -

João Arthur Sampaio e Bruno Protasio

Com o afundamento do solo e o risco iminente de colapso, a água da Lagoa Mundaú avançou e já cobre algumas rachaduras na região da mina 18 no Mutange, próxima ao antigo Centro de Treinamento do CSA. A informação foi repassada pelo coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, em entrevista à TV Pajuçara. Desde o início da semana, a área sofre com essa possibilidade por conta da extração de sal-gema, feita pela Braskem. Entenda o que está acontecendo no solo de Maceió.

LEIA TAMBÉM

O órgão estadual também está em alerta e realiza o monitoramento com fotos do local, em média, três vezes por dia, sempre com foco no poço, o qual uma parte está dentro da lagoa e outra, até então, fora. As imagens abaixo, que mostram o estreitamento visível, foram registradas na manhã deste domingo, 03, por volta das 7h30.

(Charles Northrup / TV Pajuçara )
(Bruno Protasio / TV Pajuçara)
(Bruno Protasio / TV Pajuçara)
(Bruno Protasio / TV Pajuçara)
(Bruno Protasio / TV Pajuçara)

Segundo o coronel Moisés, o dolineamento chega à superfície em forma de cone. Mesmo com um ritmo mais lento, cerca de 0,7 cm por hora atualmente, o afundamento continua avançando. “Isso pode ser que a situação esteja se acomodando. Se houver ruptura brusca, a água da lagoa vai preencher toda a caverna”.

Moisés ainda disse que, provavelmente, o desastre deve ter proporções menores do que o que foi inicialmente especulado. “Não temos previsão de hora, mas o local é pontual, é na lagoa. Não vai atingir a cidade, não vai ter terremoto, não vai ter tsunami”, finalizou.

Último boletim

Até o fechamento desta matéria, as atualizações mais recentes sobre a mina 18 davam conta de que o afundamento do solo chegou a 1,69m, com a velocidade se mantendo estável a 0,7 cm por hora. O movimento nas últimas 24h foi de 10,8 cm.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Totem “Eu Amo Maceió” na Jatiúca é vandalizado e tem pedras furtadas Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió