Defensoria Pública flagra diversos problemas em atendimento na UPA do Jacintinho

Publicado em 19/09/2024, às 13h11
Assessoria -

TNH1 com Assessoria

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL) realizou, na tarde dessa quarta-feira, 18, uma inspeção na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Ismar Gatto, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió. A vistoria foi conduzida pelos defensores públicos do Núcleo de Proteção Coletiva, Lucas Monteiro Valença e Marcelo Barbosa Arantes, após denúncias de pacientes que apontaram lentidão no atendimento, atrasos nas transferências e superlotação.

LEIA TAMBÉM

Durante a vistoria, os defensores constataram problemas relacionados à regulação dos pacientes que necessitam de cirurgias e outros procedimentos médicos de urgência para outras unidades de saúde, bem como dificuldades no transporte dos pacientes, especialmente para unidades localizadas em outros municípios. Segundo a equipe da UPA, as áreas de ortopedia e vascular apresentam maior morosidade nas transferências, com casos de pacientes aguardando mais de 20 dias. No momento da vistoria, a Defensoria constatou a presença de pacientes internados há mais de uma semana.

Outro ponto levantado pelos representantes da unidade foi o atraso nos repasses financeiros, que já acumulam quatro meses. Os defensores também verificaram problemas na área vermelha, que sofre com constantes períodos de superlotação devido à morosidade nas transferências.

A UPA do Jacintinho realiza, em média, 9 mil atendimentos mensais e conta com um quadro de aproximadamente cinco médicos por plantão, todos clínicos gerais. Os casos pediátricos são atendidos por esses profissionais com o apoio da telemedicina.

A Defensoria Pública deve elaborar um relatório sobre a vistoria e convocar reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para discutir quais medidas serão adotadas para solucionar os problemas constatados.

O TNH1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que é responsável pela administração do local, e aguarda resposta. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo