Decisões judiciais envolvendo empresas são debatidas por ministros em Alagoas

Publicado em 01/04/2016, às 11h56

Redação

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) promoveram, nesta sexta-feira (1), o I Seminário Jurídico, com o tema “Os efeitos da desconsideração da Personalidade Jurídica à luz dos entendimentos consolidados nos tribunais superiores”.

LEIA TAMBÉM

Os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Alberto Gurgel de Faria, estiveram entre os debatedores sobre os temas de painéis do evento.

O seminário busca esclarecer o porquê de as decisões judiciais estarem, de forma mais frequente, desconsiderando a personalidade jurídica das empresas, alcançando o patrimônio pessoal dos sócios, nos casos de inadimplemento das obrigações de natureza fiscal, contratual, trabalhistas, ou ainda, de reparação de danos ambientais.

De acordo com o presidente da Ademi/AL, Paulo Malgueiro, o evento nacional buscou antecipar o posicionamento dos tribunais superiores sobre o assunto, tendo em vista que a maior parte das decisões são de primeira instância. “Isso é um tema que atinge não só o empresariado, mas também estudantes e operadores do Direito, por isso temos a OAB como parceira na realização”, disse.

Presidente da Ademi/AL, Paulo Malgueiro

O ministro Caputo Bastos disse que o seminário mostra o problema por vários ângulos do direito. “A minha fala é voltada para o direito do trabalho, onde eu vou trazer a jurisprudência das cortes do trabalho, e do TST, e preparei algumas críticas de sobre posicionamentos, talvez, precipitados de 1ª instância. Trago ainda uma instrução normativa sobre o tema, normatizada no mês de março, onde se esclarece que a desconsideração da personalidade jurídica é, definitivamente, integrada ao processo do trabalho”, antecipou.

Ministro Guilherme Caputo Bastos

O evento é patrocinado pela FIEA, Senai, Sebrae, Coopercon-AL, JLNAP, Papini-Porto-Toledo Advocacia Empresarial, Cofeci/Creci e Cemac.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja os premiados no Alagoas dá Sorte deste domingo, 26 de janeiro Polícia Militar forma 37 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais Joaldo Cavalcante deixa comando da Secretaria de Comunicação de Alagoas Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja