Decisão judicial ajuda no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Arapiraca

Publicado em 06/01/2016, às 20h48

Redação

LEIA TAMBÉM

Representantes do município de Arapiraca conseguiram na Justiça, por meio de Ação Cível Pública, autorização para a entrada dos agentes de endemias nessas residências da cidade. A decisão do juiz Giovanni Jatubá, titular da 4ª Vara da Comarca de Arapiraca, se fez necessária para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

Segundo o magistrado a Constituição Federal garante ao cidadão que a casa é o seu asilo inviolável, mas ela também garante o direito à saúde e diante do choque do interesse particular e do interesse coletivo, sempre o que vai ser ressaltado é o direito da coletividade. "A decisão determina que os agentes de endemia entrem em todos os imóveis abandonados ou em construção, bem como os autoriza a entrar nos imóveis em que os moradores ofereçam resistência, no sentido de combater o mosquito Aedes Aegypti”, explicou.

De acordo com o procurador-chefe do município de Arapiraca, Victor Carvalho, a medida foi adotada após a constatação de que mais de 4.500 imóveis estavam fechados há mais de um mês na cidade e outros 2.500 proprietários se negavam a receber a equipe de saúde em suas casas. Segundo ele, isso estaria contribuindo para o aumento do número de casos de dengue, chikungunya e zika na área urbana e em povoados de Arapiraca.

"Nós entramos com essa ação porque ela permite a defesa de interesses coletivos, direitos metaindividuais e difusos. Nós entendemos que seria o meio mais adequado e em menos de 24 horas o Poder Judiciário deferiu a decisão, inclusive no regime de plantão Judiciário, permitindo que nos casos de resistência, os agentes possam notificar o proprietário e insistindo a recusa, eles possam, com o uso da força policial se for necessário, adentrar nos imóveis fechados ou os habitados mas que haja resistência" - disse.



     

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira