Redação
Obter conhecimento, ter a chance de disputar uma vaga de trabalho no futuro e viver com dignidade. O primeiro passo para concretizar esses objetivos foi dado, nesta quarta-feira (21), pelos custodiados do Presídio do Agreste, que ingressaram no curso de pedreiro de alvenaria e instalador predial.
As oportunidades foram propiciadas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que futuramente irá gerar outras vagas nos cursos de Mecânico de Motocicletas e Operador de Áudio, no Sistema Prisional.
A Seris firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para levar novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao sistema prisional.
A gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Andréa Rodrigues, afirma que o programa influencia na mudança de comportamento dos custodiados.
“Eu Percebo nas palavras e atitudes que eles ficam tranquilos no cárcere. Com esses cursos eles percebem que têm uma perspectiva de futuro fora daqui. Mesmo que seja uma qualificação inicial, eles sabem que é um começo, pois já saem certificados por instituições sérias”, frisou a servidora penitenciária.
A próxima unidade a receber os cursos do Pronatec será o Núcleo Ressocializador da Capital, onde serão ofertadas aulas de Mecânico de Motocicletas e Operador de Áudio, na segunda-feira (26). Ao todo, mais de cem custodiados serão beneficiados. Os cursos têm duração de três a oito meses.
Fonte: Agência Alagoas
LEIA MAIS