Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da PM forma 1ª turma no modelo à distância

Publicado em 21/08/2020, às 17h14
Ascom PM -

Agência Alagoas

Uma conquista que já entrou para história da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Assim pode ser definida a formatura da 1ª turma no modelo de Ensino à Distância do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). O pioneirismo se deve ao formato do curso em si e ao evento que marcou a conclusão do mesmo: foi transmitido ao vivo pela internet nos canais da PM e do CFAP no YouTube, além da cobertura pelos respectivos perfis no Instagram.

LEIA TAMBÉM

A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (21) no Auditório da Academia de Polícia Militar Arnon de Mello (APMSAM). Respeitando as medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, a cerimônia contou com uma representatividade dos formandos, mas sem plateia presencial. No acesso ao auditório, protocolos de segurança foram observados como disponibilização de álcool 70%, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura.

Ao todo, 199 sargentos, divididos nas turmas A e B, completaram o CAS 2020. Foram 15 disciplinas e 300 horas aulas coordenadas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O CAS Turma A formou 190 militares, sendo 189 combatentes e um do quadro de saúde. No caminho, os alunos sofreram duas duras perdas. Em homenagem aos dois alunos que faleceram, a Turma A foi denominada “Aluno CAS Carlos Douglas da Conceição e Aluno CAS José Cícero da Silva (In memoriam)”.  Já o CAS Turma B formou outros nove sargentos e recebeu o nome de Turma “1º Sgt PM Jurandir Roberto da Silva (In Memoriam)”.

A mesa diretiva do evento foi presidida pelo comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, e composta pelo subcomandante-geral, coronel Wilson da Silva, pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Walter do Valle, e pelo tenente-coronel Carlos Azevedo, comandante da APMSAM.

Os três primeiros colocados de cada turma receberam seus certificados. A cerimônia seguiu com entrega de honrarias aos paraninfos, patronos, corpo técnico e aos demais homenageados. Em um momento que emocionou os presentes, familiares dos militares (in memorian) que dão nome às turmas receberam homenagens.

Em seu pronunciamento, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, enalteceu os concluintes do CAS 2020. Ele também destacou a excelência daqueles que abraçaram o curso com todos os desafios impostos – tanto os alunos quanto a equipe que trabalhou incansavelmente para que o CAS se concretizasse.

“Os senhores chegaram aqui por mérito próprio. O policial concluinte, a instituição e a sociedade ganham com este feito. Os senhores hoje estão aperfeiçoados com uma gama de conhecimento que vai proporcionar ascensão na carreira. É um momento de alegria e também de responsabilidade pra assumir novas graduações e compromissos dentro da maior instituição de segurança pública de Alagoas”, ressaltou o coronel Marcos Sampaio.

“Parabéns pela conquista. O conhecimento adquirido é algo que ninguém poderá tirar dos senhores. O nosso compromisso maior é com a sociedade alagoana e é por ela que devemos nos empenhar e evoluir sempre. Como consequência, teremos uma Polícia Militar cada vez mais forte e servindo melhor”, disse o subcomandante-geral e patrono da Turma A, coronel Wilson da Silva.

“Os sentimentos são de gratidão, satisfação e orgulho” resumiu o comandante do CFAP, tenente-coronel Marlon Araújo. Em sua fala, ele também fez uma retrospectiva do desafio de formatar o curso integralmente virtual e, assim entrar para a história da Instituição. Do planejamento, passando pela execução e chegando à conclusão, “o CAS 2020 veio para mostrar para Alagoas o quanto a instituição tem, não só na segurança pública operacional, mas no campo técnico. Tudo isso nos permitiu transformar o ensino na Corporação. Vamos em frente, pois os desafios são diuturnos”, declarou o comandante da unidade-escola.

O coronel Walter Do Valle, se dirigiu aos formandos: “Os senhores estão galgando uma nova formação. Lembrem-se sempre do respeito e da camaradagem no tratamento com seus pares e comandados. Parabéns, senhores”, falou o comandante do CPI.

O orador da Turma A, sargento Marcos Antônio Monteiro de Oliveira, pediu um minuto de silêncio em memória dos que partiram e, em seguida, iniciou seu discurso agradecendo à coordenação e aos instrutores e todos que colaboraram com o curso. Ele fez uma retrospectiva do ensino à distância no Brasil e ampliação do acesso e uso da tecnologia na educação.

O orador da Turma A enfatizou: “Foi uma experiência única e um divisor de águas no ensino dentro da Polícia Militar em Alagoas. Vencemos mais uma etapa. Chegou a hora de colhermos os louros, fruto de anos de dedicação na mais abnegada das profissões. É hora de aplicar o conhecimento contribuindo ainda mais com nossa experiência e servindo ao nosso Estado e à nossa Corporação de heróis”, disse o sargento Marcos.

O orador da Turma B, sargento João Francisco dos Santos, destacou: “A missão foi abraçada com entusiasmo e dedicação fazendo jus à tamanha honraria. Terminamos o curso e já não somos mais os mesmos do que quando começamos esta jornada. Enfrentamos o grande desafio de lidar com uma nova modalidade de ensino e também pudemos estreitar laços de amizade e solidariedade”, disse agradecendo ainda aos familiares, colegas, chefes e comandantes, finalizando: “Vamos continuar cumprindo com mais afinco e coragem todas as missões que nos forem delegadas”.

CAS EaD

O CAS EaD Turma A foi iniciado no dia 18 de maio do corrente ano ofertando 200 vagas, a Turma B iniciou no dia 1º de julho. Com o curso, os segundos sargentos da ativa ficam habilitados à promoção de 1º sargento. A grade curricular conteve disciplinas como ‘Sistemas Informatizados da PM-AL’, ‘Aspectos Jurídicos da Atuação Policial’ e ‘Fundamentos do Gerenciamento de Crises’.

Os alunos tiveram acesso às aulas e avaliações das disciplinas on-line utilizando o Siseducar, plataforma de ensino da PM que passou por modificações recentes com o intuito de atender a turma. Para isso, o CFAP e sua Divisão Técnica (DT) contou com o auxílio da 6ª Seção do Estado-Maior Geral.

O CAS sempre foi ofertado na forma presencial pela unidade-escola, mas passou por uma reformulação aprofundada e aliou as ferramentas digitais, materiais didáticos e a interação entre alunos e instrutores (tutores). Anteriormente, a Corporação já havia promovido outras capacitações nas modalidades presencial e semipresencial, tanto no próprio CFAP quanto na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas