Curso da Ufal vai oferecer serviços contábil e fiscal à comunidade

Publicado em 27/08/2023, às 23h50
Divulgação/Ufal -

Ascom UFAL

A partir do dia 4 de setembro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai oferecer alguns serviços em parceria com a Receita Federal por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Regularização e abertura de CPF; Cadastro e manuseio do gov.br; e revisão de declarações da pessoa física são alguns exemplos do que a comunidade acadêmica e a do entorno do Campus A.C. Simões poderão ter acesso.

LEIA TAMBÉM

“Esses serviços serão oferecidos a toda comunidade de baixa renda que reside no entorno do campus, que necessita dos serviços e não pode se deslocar até a Receita Federal. Também serão atendidos os discentes e docentes da Ufal e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU)”, adiantou a professora Marluce Salgueiro.

A novidade na Ufal chega por meio de um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis, coordenado pela professora Marluce e passa a fazer parte do Programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil, que atua vinculado às Instituições de Ensino Superior (IES).

O NAF vai funcionar na Sala 110 do prédio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e contará com dez alunos voluntários selecionados em edital. “Estamos pleiteando dez bolsas para contemplar esses alunos que foram selecionados”, reforçou a professora, adiantando que eles também vão utilizar a carga horária prestada no NAF como carga flexível.

Outros serviços também serão ofertados como: Informações sobre o e-Social Doméstico; Orientação para cadastrar MEI; Pesquisa da situação fiscal de Pessoa Jurídica; e Orientação para acesso ao portal e-CAC. Além no contato presencial, O NAF disponibilizará um e-mail e um telefone para que as pessoas possam tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos.

Sobre os NAFs

Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal atuam em instituições de ensino para o desenvolvimento técnico-científico dos alunos por meio do qual é oferecida assistência tributária e fiscal para a comunidade em geral. As atividades desenvolvidas pelo NAF são orientativas e voltadas para proporcionar aos acadêmicos de contabilidade a participação em situações reais de vida e trabalho, visando à complementação de sua formação acadêmica.

A proposta do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis da Ufal para inserir o Programa na instituição visa promover a educação fiscal por meio de orientação sobre a legislação e procedimentos fiscais e contábeis no âmbito tributário federal. O público-alvo é a comunidade interna da Feac, como professores, alunos e servidores; e a comunidade externa, a exemplo de pessoas físicas de baixa renda, Microempreendedores Individuais, entidades de assistência social, entre outros.

“O Núcleo vai oferecer ao aluno a possibilidade de realizar o exercício da cidadania, ajudando a sociedade nas suas demandas, além de contribuir para colocar em prática as teorias adquiridas em sala de aula, através da interação entre os técnicos da Receita Federal Brasileira e as Instituições de Ensino Superior”, destacou a professora Marluce.

NAF na Ufal

A justificativa do projeto de extensão da Ufal para integrar o NAF reforça a necessidade de conhecimentos mais aprofundados para os egressos do curso de Contabilidade. “É de fundamental importância para que o profissional da contabilidade exerça com ética e zelo o exercício profissional”, prevê o documento.

As atividades extensionistas vão proporcionar aos estudantes conhecimentos acerca da função econômica e social dos tributos, bem como dos direitos e deveres associados à tributação; qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática gerando conhecimento sobre as obrigações tributárias através de discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à Receita Federal; e disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários a comunidade interessada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador anuncia pagamento de bonificação de R$ 51 milhões para profissionais da Educação Procon Maceió orienta consumidores sobre matrículas escolares Mais de 11 mil candidatos realizaram as provas do processo seletivo do Ifal Estudante cego de 54 anos se forma em Serviço Social na Ufal