Cursinho popular vai preparar alunos da periferia de Maceió para o Enem

Publicado em 28/07/2017, às 15h21

Redação

Com o objetivo de preparar jovens da periferia para ingressar na universidade, o Levante Popular da Juventude lança em Maceió o cursinho popular pré-Enem Podemos +, no bairro da Chã da Jaqueira, periferia da cidade. A aula inaugural do cursinho será no próximo dia 29, sábado, às 17 horas na quadra da Escola Sérgio Luiz.

LEIA TAMBÉM

O cursinho contará com aulões semanais de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em parceria com professores e estudantes de licenciatura das disciplinas abordadas no exame.     As aulas acontecerão todos os domingos, ofertadas gratuitamente aos jovens do bairro na Escola Municipal Sérgio Luiz, na Chã da Jaqueira.

A iniciativa do Levante pretende reunir cerca de 30 jovens estudantes de escolas públicas da região, que objetivam ingressar no ensino superior através do Enem.

“Nosso desejo é transformar e mobilizar a juventude brasileira através da educação popular. O objetivo desse projeto é expandir as possibilidades da juventude da periferia, que, em sua maioria, tem pouco acesso a uma educação pública de qualidade e de ingressar no ensino superior”, afirma Alana Barros, da coordenação estadual do Levante Popular da Juventude em Alagoas.

A aula inaugural do cursinho contará com a participação do professor Fernando Rodrigues, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que abordará o tema “juventude, periferia e acesso à universidade”. Além disso, haverá o ato político cultural, que deve reunir diversas organizações e movimentos populares de Alagoas, além de atrações culturais da comunidade, como a capoeira e o grupo de coco de roda Los Coquitos.

Os aulões contínuos até o mês de novembro, mês de realização da prova, objetivam proporcionar aos inscritos no Enem a aproximação com os temas e questões da avaliação, além de debates e atividades culturais que possibilitem o diálogo com outras linguagens que estimulem o aprendizado.

A iniciativa em Maceió soma-se a uma série de ações do Levante Popular da Juventude, na construção da Rede Nacional de Cursinhos Populares Podemos +, que reúne diversas experiências em todo o país, protagonizado pelos jovens nas periferias da cidade, que estreita o diálogo entre as experiências do Norte ao Sul do país.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho Procon Alagoas divulga resultado de pesquisa de preços em papelarias