Aventuras na História/UOL
Um curioso peixe chamou atenção dos banhistas que visitavam a Praia do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo, no último domingo, 7; com dentes grandes e um único chifre, longo e pontudo, o animal foi encontrado morto, já na areia, sem o resto de seu corpo. Quem encontrou a cabeça bizarra foi a professora Hyasmin Pareja, 34, que compartilhou imagens do animal em suas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada local da TV Globo, o animal já estava em processo de decomposição e rodeado de moscas, mas despertou a curiosidade da educadora – bem diferente de sua filha de sete anos, que morrendo de medo, não quis sequer se aproximar da cabeça decapitada.
Com o auxílio do biólogo marinho Eric Comin, o portal G1 divulgou que trata-se de um peixe-porco (Balistes capriscus), conhecido não apenas pelo espinho dorsal, que se sobressai em situações de risco, como pelas grandes nadadeiras dorsal e anal. Além disso, eles vivem solitários e se alimentam de zooplâncton e algas.
O fato de estar com a cabeça destacada pôde apontar para uma conclusão simples; nas regiões ao redor, ele é chamado de "porquinho" e frito em porções de quiosques e restaurantes, sendo de consumo comum no litoral paulista e, consequentemente, teria tido seu filé retirado.
LEIA MAIS