Cunha adia para terça eleição de integrantes da comissão do impeachment

Publicado em 07/12/2015, às 17h24
-

Redação

Reunião de líderes com o presidente Eduardo Cunha (Crédito: Agência Câmara)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, adiou para a sessão ordinária desta terça-feira (8) a eleição para a composição da comissão especial do impeachment. A sessão está prevista para as 14 horas, mas, na previsão de Cunha, a Ordem do Dia só deve começar por volta de 17h30.

Cunha informou que o adiamento se deve à falta de quórum nesta segunda-feira. Segundo ele, no final da tarde, apenas 185 deputados estavam na Casa. Além da falta de quórum, Cunha disse que pesou o fato de partidos da oposição articularem a apresentação de uma chapa alternativa para disputar a composição da comissão especial.

Segundo Cunha, esse fato obriga a Câmara a providenciar cabines e uma nova estrutura para a votação.

O presidente da Câmara disse que a articulação para as novas chapas também evidencia divergências e dissidências dentro dos partidos. Ele afirmou que o adiamento de hoje para amanhã não tem o intuito protelatório, mas sim de garantir o caráter democrático da votação e evitar riscos de judicialização.

Conselho de Ética

Eduardo Cunha garantiu que o adiamento não interfere na reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, marcada para terça-feira. O presidente da Câmara lembrou que, como a Ordem do Dia do Plenário só começa no fim da tarde, haverá tempo para a deliberação no conselho sobre o processo contra ele por quebra de decoro parlamentar.

Em relação ao recesso parlamentar, Cunha disse ainda não ter condições de afirmar se haverá ou não. Ele lembrou que qualquer decisão sobre esse tema precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira