Cuidados com celular e cartão por aproximação: veja o checklist para curtir as prévias com segurança

Publicado em 08/02/2023, às 13h32
Reprodução/Internet -

Ana Carla Vieira

Para a folia não perder o encanto, dicas de segurança nunca são demais. É preciso ficar atento para não estragar o dia de festa e alegria e aproveitar o carnaval.

LEIA TAMBÉM

O coordenador da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), Antônio de Pádua, diz que a principal orientação para os foliões é a de que levem o mínimo possível de pertences "É preciso redobrar a atenção, principalmente com o celular, que hoje é item indispensável. Dê preferência a usar algum acessório no aparelho que você consiga prender a você e dificultar uma possível ação criminosa. É válido usar camuflado, entre a roupa e o corpo, ou numa case com uma cordinha no pescoço, por dentro da roupa, de uma maneira que não seja tão fácil de ser subtraído", orienta o policial. 

Além disso, Antônio de Pádua dá dicas também com relação ao cartão por aproximação. "É preciso ter muito cuidado e verificar se a função de compras por aproximação está habilitada. Se estiver, o recomendado é que desabilite temporariamente para que ninguém tenha acesso ou que mude a função para pedir a senha em todas as transações. No final de semana passado, atendemos a um caso de furto de cartão, onde os criminosos conseguiram subtrair 400 reais em pequenas compras em apenas cinco minutos, que foi o tempo para o dono bloquear", relata Antônio de Pádua. 

Outra orientação do coordenador da Oplit é com relação à bebida e a possíveis confusões. "Depois que a pessoa bebe, perde consideravelmente a sensibilidade. Vale pedir aos amigos que um fique monitorando o outro. Se viu confusão, tente se afastar de imediato, para não se tornar vítima também", orienta. 

"Procure ficar perto das turmas que não ofereçam risco, perto de grupos ou próximo a unidades de polícias ou policiamento ostensivo. E evite locais com pouca movimentações". 

Agora, tomou todas as medidas de precaução e mesmo assim deu errado, perdeu documento ou foi furtado? "Em primeiro lugar, leve a cópia do documento. O original não é necessário nessa situação. Mas se levar o original e perder, procure de imediato a base da Oplit no Marco dos Corais ou no Posto 7 para fazer o Boletim de Ocorrência. Isso é válido também se perdeu ou se teve o celular furtado ou roubado. Caso não faça o BO em um primeiro momento, pode estar fazendo de forma online, na Delegacia Virtual do site da Polícia Civil pc.al.gov.br ou ainda procurando presencialmente uma delegacia. 

Ainda com relação ao celular, uma ferramenta lançada recentemente pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, o "Alerta Celular", possibilita que o cidadão faça um cadastro prévio, com número do IMEI. "Caso o aparelho seja furtado, a pessoa volta no site e informa o número do BO. Isso vai servir para a polícia, em uma abordagem, por exemplo, identificar se o aparelho é furtado ou roubado e ajuda a se chegar mais rapidamente ao dono", indicou o policial. O site é o: alertacelular.al.gov.br .

"Sigam as dicas e curtam o carnaval com bastante segurança", finaliza o agente da segurança pública. 

COBERTURA MULTIPLATAFORMA - O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) também entra na avenida com a cobertura do melhor da folia. Mais de 50 profissionais estarão diretamente envolvidos na transmissão multiplataforma, no dia 11/02, através do TNH1, TV Pajuçara e Rádio Pajuçara FM. Na TV Pajuçara, a festa começa ao meio-dia, com equipes AO VIVO direto dos desfiles e do Camarote Celebration.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Para todos os gostos: Liga Carnavalesca divulga datas e eventos para as prévias em Maceió; confira Campeã do carnaval carioca, Viradouro divulga enredo de 2025; saiba qual Baby do Brasil comenta fala sobre apocalipse: 'Um pouco irresponsável' Beija-Flor comunica saída de diretor após resultado no Carnaval 2024