Futebol

CSE é punido pelo TJD após agressão a jogador do ASA; veja suspensão

| 30/01/24 - 09h01
| Foto: Reprodução

O CSE foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Alagoas (TJD/AL) e jogará no Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, com portões fechados pelos próximos 60 dias. A decisão liminar foi divulgada nessa segunda-feira (29) e foi motivada pela agressão a um jogador do ASA feita por um membro de uma organizada do clube, na partida da última quinta (25), válida pela 2ª rodada do Campeonato Alagoano 2024.

O TNH1 teve acesso ao documento. De acordo com o ofício, a punição obriga a realização de partidas no Juca Sampaio com portões fechados e sem a comercialização de ingressos. A suspensão abrange jogos do Alagoano e da Copa Alagoas.

O tricolor foi enquadrado no artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que “prevê o ajuizamento de qualquer medida não prevista neste Código [...]  quando houver fundado receio de dano irreparável, desde que se convença da verossimilhança da alegação”.

O TJD classifica o acontecimento como um “trágico” e que houve “omissão grave do clube”. “O trágico fato ocorrido em 25/01/2024 na partida disputada pelo mandante do jogo [...] e seu adversário, [...] ASA, que vitimou diretamente o atleta Allef de Freitas Rodrigues, e indiretamente toda a comunidade desportiva, [...] tem que ser ABOLIDA do futebol. [...] Houve omissão grave do Clube Mandante, o que por si só causou a permissibilidade da infração”, consta na decisão.

Publicidade

Ainda segundo o Tribunal, o Juca Sampaio não proporciona segurança aos presentes no estádio e que não há vistoria dos órgãos de fiscalização. O TJD classifica que o alvará do Corpo de Bombeiros não contempla atos de vandalismo, violência ou similares. “Sendo bem pragmático, o AVCB – Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros atesta 'instalação, manutenção e funcionamento das medidas de segurança, [...] contra Incêndio e Emergência Vigente', ou seja, em nada se refere quanto às medidas de contenção, prevenção ou mitigação de atos de agressão física contra terceiros.”

Em caso de descumprimento da liminar, há a previsão de multa fixa em R$ 100 mil.

O TNH1 tentou entrar em contato com o presidente do CSE para saber se o clube pretende recorrer da decisão, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

AGRESSÃO FOI FLAGRADA POR CÂMERA 

O meio-campista Allef Rodrigues, do ASA, foi atingido na cabeça por uma lata atirada por um torcedor. O caso aconteceu na última quinta-feira, 25, no começo do intervalo da partida da segunda rodada do Campeonato Alagoano 2024 contra o CSE, em Palmeira dos Índios, quando o time arapiraquense já perdia por 1x0.

A agressão aconteceu na saída para o vestiário. Um trecho da transmissão do portal do Agreste NN1 mostra o momento exato no qual o torcedor arremessa o objeto contra o atleta, que sofre um corte na cabeça, causando um grande sangramento. A vítima levou quatro pontos na cabeça. O homem que jogou a lata foi detido e confessou o ato. 

Veja abaixo:

*Estagiário sob supervisão