Crianças de escola municipal aprendem sobre cidadania fiscal

Publicado em 24/08/2017, às 10h17

Redação

Cidadania fiscal é o tema da oficina que a Secretaria Municipal de Economia realiza nas escolas, quinzenalmente, por meio da parceria com o projeto Guarda Faz Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió. Nesta quarta-feira (24), foi a vez dos alunos da Escola Municipal José Correia Costa, na Serraria.

LEIA TAMBÉM

A oficina faz parte das ações do Programa de Educação Fiscal do Município e dissemina conhecimentos sobre o que são os tributos e qual sua função social e sensibiliza os alunos para o papel cidadão no cumprimento de seus direitos e deveres a fim de construir uma sociedade mais justa e melhor.

“Não é fácil falar sobre temas tão burocráticos e que muitas vezes são difíceis de serem compreendidos até entre adultos. Por isso, resumimos o conteúdo, explanamos por forma de brincadeiras, música e num formato participativo para atrairmos a atenção daqueles pequenos que hoje recebem esta semente para saberem dar bons frutos no futuro”, disse a facilitadora do programa de Educação Fiscal da Semec, Danielle Montenegro.

Cada participação, atinge cerca de 50 crianças. O Projeto Guarda Faz Escola é uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Economia, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Turismo, Segurança Comunitária e Convívio Social, e Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, além da Superintendência de Transporte e Trânsito.

Por meio de imagens, as crianças conferiram melhorias na cidade e receberam orientações sobre a importância de cuidar do patrimônio público.

O Programa de Educação Fiscal do município de Maceió tem como missão transformar  as gerações atual e futura, contribuindo para uma melhor compreensão quanto aos direitos e deveres do cidadão, por meio do incentivo à construção de uma consciência fiscal, onde cada indivíduo consegue compreender qual é o papel social dos tributos no desenvolvimento local e qual seu papel como agente transformador da sociedade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões