Criança é diagnosticada com meningite no interior de AL e está internada em hospital de Maceió

Publicado em 23/10/2024, às 10h31
Secretaria de Saúde de Capela | Reprodução/Facebook -

TNH1

Uma criança de nove anos foi diagnosticada com meningite bacteriana no município de Capela, na Zona da Mata de Alagoas, e foi transferida para um hospital de Maceió no fim de semana. Ela segue em tratamento e em recuperação. A informação foi confirmada pela secretária de saúde de Capela, Lícia Melro, na manhã desta quarta-feira (23).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a titular da pasta em Capela, o estado de saúde da menina é considerado estável. Ela foi atendida pela primeira vez na sexta-feira (18). A meningite bacteriana é considerada um tipo grave da doença.

O Município reforçou que ações estão sendo realizadas desde o último domingo (20), como o procedimento de quimioprofilaxia, estratégia de prevenção da doença infecciosa que envolve o uso de medicamentos para reduzir o risco de infecção em pessoas expostas à doença.

"Gostaríamos de tranquilizar a população capelense, nesse momento não há motivo de pânico nem qualquer alarme. Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde", informou Edvaldo Marques, subsecretário da pasta, ao destacar também que os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidos em Capela.

Casos em Alagoas

Na primeira semana de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou que o Boletim Epidemiológico da doença Meningocócica em Alagoas apontou para a notificação de 15 casos confirmados de meningite. Foram 12 casos do tipo B e três sem identificação.

Ainda de acordo com a Sesau, 12 casos foram diagnosticados em Maceió, enquanto um em Satuba, um em Jequiá da Praia e um em Flexeiras.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Medidas de prevenção e vacinação: Sesau orienta sobre surto de vírus respiratório na China Veja o que diz novo estudo sobre a relação da carne vermelha com a saúde intestinal Surto de virose: São Paulo confirma norovírus na Baixada Santista Metapneumovírus na China: vírus respiratório pode causar nova pandemia?