Credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência são emitidas de graça pelo DMTT

Publicado em 22/11/2023, às 15h39
DMTT -

Ascom DMTT

Para promover inclusão e melhoria da qualidade de vida de idosos e pessoas com deficiência, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) oferece a emissão gratuita das credenciais de estacionamento. O documento é emitido pela Divisão de Cadastros e possibilita o uso das vagas prioritárias em estabelecimentos de todo o Brasil.

LEIA TAMBÉM

“Antigamente, por falta de conhecimento, era complicado para estacionar em um estabelecimento. Muitas vezes, eu tinha que estacionar longe e para chegar até o local tinha muita dificuldade. Agora, com a credencial, temos um espaço acessível para estacionar e facilita o nosso dia a dia. Pensava que o procedimento era complicado, mas sendo realizado aqui no DMTT é fácil e rápido”, contou o aposentado por dificuldades de locomoção, Fernando Faustino.

O documento é destinado para idosos, pessoas com deficiência que tenham a locomoção prejudicada e para, com Transtorno do Espectro Autista, ou com fibromialgia. Ao longo de 2023, foram emitidas 5.245 credenciais de estacionamento. 

A gerente-técnica da Divisão de Cadastro Especial, Michelly Amâncio, reforça a importância da emissão do documento e dos serviços ofertados pelo órgão. “Nós realizamos a emissão de forma gratuita para que essas pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção tenham acesso a esse direito. O procedimento é fácil, rápido e é realizado aqui na sede do DMTT”, explica. 

Após o recebimento do documento é necessário colocar a credencial sobre o painel do veículo, com a frente voltada para cima, de forma visível para identificação das equipes de fiscalização.

Como emitir o documento - Para quem tiver interesse em adquirir a credencial de estacionamento é necessário comparecer à Divisão de Cadastro do DMTT ou nas centrais Já! localizadas nos shoppings da capital.

Para idosos com 60 anos ou mais, é necessário se dirigir ao DMTT com RG, CPF e comprovante de residência do município de Maceió. 

Para pessoas com deficiência que dificulte a locomoção ou pessoas com autismo e fibromialgia é necessário um laudo médico autenticado por um especialista informando sobre a condição.

O atendimento é realizado na sede do DMTT, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, no Tabuleiro do Martins. É necessário, realizar agendamento pelo do site  www.online.maceio.al.gov.br/5.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 150 moradores em situação de rua participam de ceia de Natal no Centro de Maceió Véspera de Natal vai contar com parada natalina na orla de Maceió Natal e Ano Novo: confira os horários de shoppings e do Centro de Maceió Carro atinge ponto de ônibus e lanchonete após motorista dormir ao volante, em Mangabeiras