Crea-AL autua empresa responsável por montar árvore de Natal da Prefeitura, em Ponta Verde

Publicado em 18/11/2022, às 18h30
Foto: Divulgação/Sima -

TNH1 com Ascom Crea-AL

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) autuou, nesta quinta-feira (17), a empresa terceirizada pela Superintendência de Iluminação de Maceió (Sima), responsável pela montagem da estrutura da árvore de Natal da Prefeitura de Maceió. O equipamento está sendo erguido no Marco dos Corais, na Praia de Ponta Verde. Por sua vez, a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) informou que, a pedido da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), entrou com ação pedindo a suspensão imediata da montagem do equipamento. 

LEIA TAMBÉM

De acordo com o Crea-AL, durante fiscalização no local, foi constatado que a obra não possui registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente à instalação elétrica e montagem, "documento obrigatório criado pela Lei 6.496/1977 que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras e/ou prestação de serviços", diz release do Crea divulgado na tarde desta sexta-feira, 18.

"A fiscalização preventiva atendeu a preocupação referente às grandes proporções da estrutura que, caso não atenda as regulamentações, pode vir a ser um risco para a população e para a infraestrutura local", diz outro trecho do release.

Os fiscais do órgão lavraram um auto de infração à empresa terceirizada pela Sima, órgão responsável pela montagem do projeto. A empresa agora terá um prazo de até 10 (dez) dias corridos do recebimento da autuação para apresentar, em sua defesa, as provas documentais a fim de esclarecer a infração apurada. O órgão também deve enviar ofício à Prefeitura de Maceió com questionamentos sobre o estudo técnico do projeto.

Suspensão imediata da montagem da árvore de Natal - Por meio de nota, a Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) informou que, a pedido da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) , ingressou, nesta sexta-feira (18) com uma Ação Cautelar Antecedente contra o Município de Maceió, solicitando a suspensão imediata da instalação da árvore de natal, que está acontecendo no Marco dos Corais. De acordo com a Sedetur, não teria comunicado o Estado sobre a instalação da árvore, nem apresentado documentos sobre a viabiliadade da obra. Leia a nota na íntegra:

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE), a pedido da Sedetur e  Seinfra, ingressou, hoje (18) com uma Ação Cautelar Antecedente contra o Município de Maceió, solicitando a suspensão imediata da instalação da árvore de natal, que está acontecendo no Marco dos Corais. 

De acordo com as informações apresentadas pela SEDETUR, a Prefeitura não realizou qualquer prévia notificação ou comunicação ao Estado de Alagoas, não havendo, ainda, notícia de qualquer estudo, relatório ou qualquer documento hábil que seja apto a demonstrar a viabilidade da instalação. 

Além disso, a instalação da árvore pode comprometer a segurança e higidez da estrutura do Marco dos Corais, oferecendo riscos ao patrimônio público e, principalmente à integridade física da população.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo enviou, na quinta-feira (18), para a Prefeitura de Maceió, uma notificação extrajudicial, pedindo explicações, uma vez que a árvore de natal começou a ser instalada pela Prefeitura sem autorização do Governo do Estado, responsável pela gestão do Marco dos Corais.

A Procuradoria Geral do Estado pretende, no atual momento, que seja suspensa a instalação do equipamento até que fique comprovada a viabilidade e a ausência de risco à estrutura e a população alagoana.

A estrutura de decoração natalina, de 37 metros de altura, começou a ser montada pela Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) na última quarta-feira, 16. Segundo o órgão, essa seria a maior árvore já exposta na capital alagoana.

O que diz a Prefeitura de Maceió - Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Maceió afirmou que o Crea-AL "age de forma leviana ao relatar, equivocada e precipitadamente, que a obra não possui Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)" e que " a Superintendência de Energia e Iluminação Pública de Maceió detém toda a documentação e autorização necessária". Leia a nota na ínegra:

A Prefeitura de Maceió esclarece que o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Alagoas (Crea-AL) age de forma leviana ao relatar, equivocada e precipitadamente, que a obra não possui Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). 

A Prefeitura informa, ainda, que não procede informação de que o Crea autuou a empresa responsável pela montagem da árvore de Natal, que está sendo colocada em espaço público da orla da capital.

A empresa teve conhecimento da autuação pela imprensa e, ao verificar no sistema do próprio Crea, foi informada que a notificação será enviada via Correios. A obra conta com engenheiros responsáveis, que estão sempre no local, que não foram procurados pelo órgão.

Por fim, vale destacar que a Superintendência de Energia e Iluminação Pública de Maceió detém toda a documentação e autorização necessária junto à Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social, que é o órgão responsável pela liberação do espaço público.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento