Eberth LIns
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou, na tarde desta quinta-feira (24), que finalizou a primeira etapa do levantamento geofísico no bairro Pinheiro, em Maceió. Nesta etapa, segundo o CPRM, os técnicos estavam trabalhando com eletrorresistividade e agora seguirão para o processamento e interpretação dos dados.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o geofísico do CPRM, Jairo Andrade, nesta etapa o levantamento realiza medidas da resistividade elétrica, uma das propriedades físicas das rochas. "Com isso, a gente tenta determinar a estratificação do solo, a espessura e continuidade lateral das camadas em superfície e suas respectivas profundidades. O arranjo utilizado permite investigar até 60 metros de profundidade, identificando, se houver, anormalidade", explicou.
O comunicado da finalização desta primeira etapa foi feito pelo Serviço Geológico do Brasil via redes sociais.
Cerca de 60 técnicos do CPRM estão em Maceió trabalhando com estudos para tentar identificar as causas das rachaduras que atingem o bairro do Pinheiro desde março do ano passado.
O problema das rachaduras em imóveis e vias do Pinheiro segue sem explicação oficial e, no último dia 18, a Defesa Civil apresentou um plano de contingência para evacuação dos moradores do bairro, no caso da situação se agravar.
LEIA MAIS