Covid-19: MPF recomenda ações emergenciais de segurança alimentar em comunidades tradicionais de Alagoas

Publicado em 18/05/2020, às 10h32
Foto: Divulgação Flickr/Luis Eduardo Tavares -

Ascom MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas - por meio do grupo de trabalho de prevenção e atuação em face da covid-19 - recomendou ao Governo do Estado e aos Municípios alagoanos a adoção de medidas urgentes para garantir a segurança alimentar nas comunidades quilombolas e demais comunidades tradicionais. Objetivo da recomendação é reforçar a proteção, durante a pandemia do novo coronavírus, dessa parte da população que, normalmente, já é mais vulnerável aos impactos socioambientais.

LEIA TAMBÉM

O documento, assinado pelos procuradores da República Bruno Lamenha, Júlia Cadete, Juliana Câmara, Niedja Kaspary e Roberta Bomfim recomenda que os entes federativos mencionados procedam à distribuição de alimentos, de forma urgente, com especial atenção às localidades de difícil acesso. Na escolha dos alimentos a serem distribuídos deverão ser respeitados os hábitos alimentares e as especificidades culturais dos povos tradicionais; como também deverá ser observada a qualidade nutricional dos gêneros alimentícios, dando preferência aos alimentos in natura, minimamente processados e provenientes da agricultura familiar.

Por fim, o MPF recomenda medidas de controle de saúde na manipulação dos alimentos que chegarão às comunidades, como reforço da higiene, disponibilização de equipamentos de proteção individual e orientações à equipe responsável pela entrega.

Recomendação nº 02/2020 fixou o prazo de 10 dias para que o Estado e os Municípios de Alagoas cumpram, por meio de suas secretarias, com as medidas indicadas, bem como informe ao órgão sobre a execução das ações.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira