Covid-19: Centrais de Triagem atendem mais de 3 mil pessoas na 1ª semana de agosto

Publicado em 10/08/2020, às 19h02
Márcio Ferreira / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

As Centrais de Triagem para diagnóstico da Covid-19 atenderam 3.140 pessoas na primeira semana de agosto. Destas, 2.322 foram testadas para o novo coronavírus e 548 apresentaram resultado positivo, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta segunda-feira (10).

LEIA TAMBÉM

Das três Centrais de Triagem para a Covid-19, a localizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, registrou o maior número de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 deste mês, foram 1.457 pessoas atendidas, 1.003 submetidas ao teste rápido e 287 resultados positivos computados.

Na segunda posição aparece a Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em Maceió. Durante o mesmo período, 895 usuários receberam atendimento, 659 foram testados e 109 foram diagnosticados com a Covid-19.

Já a Central de Triagem do Shopping Pátio Maceió, que funciona na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes, atendeu 788 pessoas. Desse total, 660 foram submetidas a testagem rápida para a doença provocada pelo novo coronavírus e 152 tiveram a confirmação de que estavam infectadas.

Critérios para atendimento – As três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Entretanto, o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus só é prescrito caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias.

“Caso o usuário apresente sintomas como febre acima de 37.6 graus, além de tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, ele pode ser atendido e, se necessitar, será medicado. Quanto ao teste rápido, só pode ser realizado se o usuário tender aos pré-requisitos especificados, com o intuito de evitar um resultado falso negativo”, explica Jackeline Barboza, supervisora da Central de Triagem de Arapiraca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas