Corregedoria inspeciona seis cartórios extrajudiciais e visita cinco fóruns de AL

Publicado em 28/10/2022, às 07h17
Niel Rodrigues -

Ascom TJAL

Seis cartórios extrajudiciais das cidades de Chã Preta, Paulo Jacinto, Mar Vermelho e Pindoba foram inspecionados, nesta quarta-feira (26), pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, e pelo Juiz Auxiliar da CGJ/AL, Dr. Anderson Santos dos Passos. 

LEIA TAMBÉM

Além de conferir documentos, o Corregedor-Geral da Justiça analisou a estrutura dos cartórios e orientou acerca de melhorias que podem ser proporcionadas nos serviços ofertados à população, como a disponibilização de chave pix, tabela de emolumentos visível aos utentes e placa da fachada, com nome e telefone do responsável pela serventia, bem como a construção de rampa para pessoa com deficiência (PCD).

Em Paulo Jacinto, a Oficiala Interina do Serviço de Registro Civil e Notas, Maria Juliana da Mota Bastos, atua na serventia desde o mês de setembro deste ano. Para oferecer um melhor serviço à população, solicitou a mudança de endereço do cartório porque o espaço anterior não atendia às recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas.

“O espaço aqui é maior, mais ventilado e tem mais conforto. O anterior era muito quente, sendo insuportável ficar na parte da tarde”. Sobre a visita da comitiva da Corregedoria, Maria Juliana comentou que “é de suma importância, até porque aproxima a Corregedoria da serventia, para que a gente possa tirar alguma dúvida e tenha orientação para não cometer erros”.

O Tabelião Joaquim Cassiano de Oliveira afirma que foi o primeiro escrivão da Comarca de Quebrangulo e mudou de profissão na década de 1960, quando surgiu a oportunidade de administrar o Cartório do Único Ofício de Notas de Paulo Jacinto. “Apesar de eu não ter nenhum vínculo advocatício, eu adquiri aqui não só a experiência, mas também uma maneira de tratar e conviver com as pessoas”, comentou.

De acordo com a Tabeliã Substituta Maria Tereza Fidelis Cardoso Neta, do Cartório de Registro Civil de Pindoba, a visita da Corregedoria tem papel de orientação. “Vai nos trazer melhorias para o cartório e, consequentemente, para a sociedade”.

Foram inspecionados o Serviço Registral e Notarial de Chã Preta; o Cartório do Único Ofício de Notas – Registro Geral de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas – Protesto de Títulos de Paulo Jacinto; o Serviço de Registro Civil e Notas de Paulo Jacinto; o Cartório do Registro Civil de Pessoas Naturais de Mar Vermelho; o Cartório do Único Ofício de Pindoba; e o Cartório de Registro Civil de Pindoba.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ viram alvo de ação da Justiça e motivo vem à tona