Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas vai contar com segundo avião para operações

Publicado em 07/08/2021, às 11h50
Ascom CBM-AL -

TNH1 com Ascom CBM

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) vai contar a partir desta semana com um segundo avião para operações. A aeronave deve chegar ao estado neste sábado, 07, e vai representar mais um grande salto no potencial da corporação, reduzindo o tempo para atendimento a ocorrências de maior distância que necessite de um recurso especializado.

LEIA TAMBÉM

A nova aeronave do CBMAL é um avião bimotor Baron 58, de fabricação americana. É uma aeronave bimotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar dois piloto, um paciente, um médico e um enfermeiro ou quatro passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas) a uma velocidade máxima de 380 km/h, possui alcance de 1700 km e capacidade de transportar 700 kg em carga.

Por ser um avião rústico pode pousar em pistas de barro, facilitando a operação em vários locais do interior do Estado de Alagoas. O avião possui alta performance, sendo muito utilizado para realizar transportes num curto espaço de tempo. O avião é homologado para realizar o voo noturno e em algumas condições climáticas de baixa visibilidade.

O avião foi apreendido por trafico de drogas e cedido para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas através de decisão judicial de Goiás.

O Avião Bombeiro 01 será operado em conjunto com o Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública, reforçando a integração dos órgãos estaduais, marco do governo atual.

Com essas características, tal aeronave poderá realizar as seguintes atividades:

 ⁃ transporte de militares e autoridades para apoio a ocorrências em locais distantes;
 ⁃ sobrevoos servindo como plataforma de observações a busca de embarcações;
 ⁃ transporte de equipe com cães para ocorrências de busca e salvamento;
 ⁃ apoio administrativo;
 ⁃ transporte de tropa;
 ⁃ transporte aeromédico (UTI aérea);
 ⁃ transporte de órgãos e tecidos para transplantes;
 ⁃ transporte de carga;
 ⁃ busca e localização em terra e no mar;
 ⁃ monitoramento de focos de incêndio florestal;
 ⁃ patrulhamento preventivo e monitoramento ambiental;
 ⁃ distribuição de vacinas;
 ⁃ ajuda humanitária (transporte de alimentos, medicamentos e água para comunidades isoladas ou por decreto de estado de emergência ou calamidade pública);
 ⁃ transporte de Peritos Oficiais do Estado.

Alagoas possui diversas pistas de pouso, que em sua grande maioria são de barro, das quais podemos citar:

 ⁃ Arapiraca- Aeroporto
 ⁃ Santana do Ipanema - pista de barro
 ⁃ Coruripe - pista de barro (uso para aviões agrícolas)
 ⁃ Batalha - Pista de Barro
 ⁃ Piranhas - Pista de barro
 ⁃ Delmiro Gouveia - Pista de barro
 ⁃ Barra de Santo Antônio - Pista de asfalto
 ⁃ Palmeira dos Índios - Pista de barro

Fora do Estado há diversos destinos largamente utilizados para o transporte aeromédico como, por exemplo, Recife e Salvador.

Alguns serviços não necessitam realizar pouso no local da ocorrência, como podemos citar uma fiscalização ambiental, avaliação de incêndios em matas ou vegetação, pericias, buscas, e outros.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas