Corpo de alagoano preso em cabine de caminhão submerso após queda de ponte é resgatado

Publicado em 01/01/2025, às 15h09
Beroaldo dos Santos tinha 56 anos - Foto: Reprodução

Redação com Agência Brasil

A Marinha do Brasil resgatou nesta quarta-feira (1º) o corpo do caminheiro alagoano Beroaldo dos Santos, de 56 anos, que havia sido identificado na cabine de um caminhão que permanecia submerso após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). A estrutura, que liga os estados do Maranhão e do Tocantins, desabou no último dia 22.

LEIA TAMBÉM

Beroaldo era alagoano, mas morava em Amália Rodrigues, na Bahia. Ontem (31), a força-tarefa de busca e resgate às vítimas retirou um veículo Voyage branco que estava submerso do Rio Tocantins. A equipe usou mergulhadores e dispositivos de reflutuação. No carro, havia um corpo também previamente localizado e outro, até então, desaparecido. Com isso, o total de mortes confirmadas chega a 12. Cinco pessoas seguem desaparecidas.

“A Marinha se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e coloca, à disposição do cidadão, os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da Capitania dos Portos do Maranhão, 0800-098-8432 e (98) 2107- 0121, para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis ou que represente risco de poluição ambiental.”

Entenda

O vão central da ponte cedeu na tarde do dia 22 de dezembro, derrubando pelo menos 10 veículos, incluindo três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico. A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a análise da qualidade da água indica que não houve vazamento dos materiais.

Segundo o Ministério dos Transportes, a ponte foi inaugurada em 1961 e a estrutura antiga “já não atendia ao aumento do fluxo de veículos e de carga transportada pelo eixo”. A Polícia Federal abriu investigação para apurar as responsabilidades pela queda da estrutura.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também instaurou sindicância para apurar as responsabilidades sobre o desabamento. A comissão terá 120 dias para apresentar os resultados da apuração.

Nova ponte

O Ministério dos Transportes contratou esta semana uma empresa que ficará responsável pelas obras de reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ao todo, a obra tem valor estimado em R$ 171,9 milhões e o prazo para a reconstrução da estrutura vai até o dia 22 de dezembro de 2025, um ano após a queda da ponte.

A contratação foi em caráter emergencial, ou seja, com dispensa de licitação. O consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, será o responsável pelas obras.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia investiga desaparecimento de empresário em Praia Grande INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025 Veneno que matou família de Parnaíba estava em arroz preparado no dia anterior Bolo envenenado: saiba como identificar sinais e sintomas de envenenamento