Coronavírus: unidades de Saúde recebem máscaras, luvas e álcool em gel

Publicado em 28/04/2020, às 20h31
Saúde adquire 10 mil frascos de álcool para ser entregue nas unidades | Ascom/SMS -

Secom Maceió

Com o objetivo de garantir a proteção e a segurança dos profissionais que trabalham na linha de frente do combate a Covid-19 nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), deu início nessa segunda-feira (28) ao abastecimento de todas as unidades de saúde da capital, com máscaras, toucas, aventais e álcool em gel e líquido.

LEIA TAMBÉM

Segundo Nísia Torres, diretora da CAF, a entrega desses materiais se faz urgente para o combate à pandemia do novo coronavírus. “Nossa preocupação é deixar as unidades abastecidas para o enfrentamento dessa doença, garantindo a segurança de que os profissionais tanto necessitam”, afirma.

Cada unidade deve receber de 200 a 400 toucas e máscaras, aventais e cinco litros de álcool líquido e álcool em gel 70%. Os itens foram enviados pelo Ministério da Saúde e também adquiridos por meio de uma compra emergencial da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  Ao todo, foram adquiridas 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel.

Uma das unidades que recebeu o material nesta manhã foi II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha (Poço). “Esse material é primordial para nós e vai servir para possamos desempenhar melhor nosso trabalho, protegendo sempre os profissionais”, destaca Thiago Muniz, diretor administrativo do II Centro de Saúde.

Aquisição dos materiais

A aquisição do material foi possibilitada pela Lei Federal 13.979/2020, que permite a compra de materiais utilizados no enfrentamento à Covid-19 sem licitação. Na SMS, a escolha dos fornecedores se deu por meio de uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual, visando ofertar transparência ao processo.

A comissão abriu os processos e elaborou em conjunto o Termo de Referência. Depois, analisou o processo e publicou que estava recebendo as propostas dos fornecedores no Diário Oficial do Município e no site da Arser (Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados). As empresas encaminharam as propostas, que foram analisadas e definidos os fornecedores.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara Vídeo: carro fica destruído após pegar fogo em viaduto, no Jacintinho Veja o que se sabe sobre incêndio em hotel na Pajuçara em que turista morreu Pane em ar-condicionado teria causado incêndio em hotel em que turista morreu, diz delegada