Coronavírus: Contran libera motoristas de usarem CNH vencidas

Publicado em 23/03/2020, às 13h20 - Atualizado às 15h44
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Motoristas com Carteira Nacional de Habilitação vencida a partir do dia 19 de fevereiro poderão continuar usando a carteira vencida por mais de 30 dias por conta da pandemia do  Coronavírus.

Com atendimentos suspensos na maioria dos Detrans, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma deliberação ampliando os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

A medida é válida para todos os brasileiros que tenham CNH vencida mas visa evitar problemas na documentação de motoristas que precisam continuar trabalhando como caminhoneiros, motoristas de ônibus, ambulâncias e outros profissionais de serviços essenciais.

Nos estados onde o isolamento social já é obrigatório, o governo solicita que os demais motoristas que não se enquadram nos serviços essenciais só saiam de casa em casos de necessidade.

Confira as decisões tomadas pelo Contran:

– interrupção por tempo indeterminado dos prazos para que o condutor possa dirigir com CNH ou Permissão de Dirigir (PPD) vencidas desde o dia 19 de feveireiro

– interrupção para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19 de fevereiro e para o registro de licenciamento de veículos novos

– aumento no prazo para conclusão do processo de habilitação de 12 para 18 meses. Isso significa que quem começou o processo de habilitação em março do ano passado e ainda não concluiu, por exemplo, terá até setembro pra concluir o processo.

– Prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação, ficam interrompidos por tempo indeterminado.

– Fica interrompido também, por tempo indeterminado, o prazo para identificação de condutor infrator.

Veja abaixo a Deliberação do Contran nº 185, de 19 de março de 2020.

Reportagem Edson Moura com assessoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas