Coronavírus: montadoras suspendem produção e adiam lançamentos

Publicado em 22/03/2020, às 20h47 - Atualizado em 25/03/2020, às 09h07
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

2020 parecia ser o ano da retomada da indústria automotiva no Brasil. As vendas nos primeiros meses davam a esperança disso. Mas a pandemia do Coronavírus mudou essa expectativa.

O número crescente de casos confirmados por todo o país e de mortes em especial em São Paulo, fez com que a indústria automotiva começasse a parar literalmente.

Localmente, o fechamento das concessionárias, por ordem de alguns governos estaduais, paralisa a ponta final do segmento. A medida extrema era necessária mais cedo ou mais tarde. Mesmo com as lojas abertas, o movimento já havia sido reduzido.

Sem poder vender os carros nas concessionárias, algumas fabricantes já anunciaram férias coletivas e suspensão da produção em suas fábricas e consequentemente de lançamentos já previstos.

Confira as medidas anunciadas pelas montadoras:

FCA suspende atividades em todas as fábricas de forma gradativa a partir dessa semana

Fiat/ Jeep

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou que já começou a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Betim-MG, Goiana-PE e Campo Largo-PR), tendo a paralisação total prevista para ocorrer até 27 de março. A montadora informou que as atividades fabris devem ser retomadas em 21 de abril.

A FCA também adiou todos os eventos e ações de produto, incluindo o lançamento da Nova Fiat Strada, previsto para os dias 6 e 7 de abril. Segundo a montadora os lançamentos serão reagendados oportunamente.

Volkswagen suspende atividades por 3 semanas

Volkswagen

A Volkswagen também anunciou que vai suspender atividades de todas as suas fábricas a partir desta segunda por 3 semanas. A VW tem fábricas em São Bernardo do Campo e Taubaté em São Paulo e São José dos Pinhais no Paraná.

Ford e Troller só deve retomar atividades no dia 13 de abril

Ford / Troller

A Ford também já determinou suspensão das atividades em todas as fábricas na América do Sul. No Brasil estão localizadas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

A fábrica  da Troller, em Horizonte (CE) também vai parar, assim como a fábrica da Ford em General Pacheco, na Argentina.

Segundo a marca as fábricas brasileiras devem retomar os trabalhos no dia 13 de abril.

GM dá férias coletivas a partir do dia 30 de março

Chevrolet

A General Motors vai dar férias coletivas entre os dias 30 de março e 12 de abril. As fábricas da marca líder de vendas no país estão localizadas em São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes em SP, Gravataí no RS e Joinville em SC.

Toyota suspende atividades a partir do dia 24 de março

Toyota

A Toyota também decidiu interromper a produção em todas as suas quatro fábricas no Brasil a partir da próxima terça-feira, dia 24. Todos os colaboradores das áreas administrativas estão trabalhando somente de maneira remota.

7.500 funcionários da Renault entram em férias coletivas

Renault

A Renault antecipou a paralisação para esta segunda, dia 23. Ao todo 7.500 colaboradores entram em férias coletivas nas 4 fábricas do complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais-PR.

Volvo

A Volvo vai dar férias coletivas aos funcionários de sua fábrica de caminhões e ônibus em Curitiba-PR.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz caminhões vai dar férias coletivas para os funcionários de suas fábricas de São Bernardo do Campo e Iracemápolis em São Paulo e Juiz de Fora em Minas Gerais. A suspensão vai até o dia 21 de abril.

Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover suspenderá temporariamente a produção de veículos em sua fábrica localizada em Itatiaia (RJ) a partir de 25 de março, com retorno programado para 27 de abril. As áreas administrativas estarão em home office e as áreas ligadas à produção seguem o regime de banco de horas.

Yamaha

A Yamaha suspenderá suas atividades fabris pelo período de 31 de março à 19 de abril, regressando às atividades no dia 20 de abril de 2020.

Nissan

A Nissan do Brasil adotou o sistema de Virtual Office para os funcionários de seus escritório e também da parte administrativa do Complexo Industrial de Resende. O objetivo é reduzir o número de pessoas circulando na unidade.

A produção na fábrica continua em operação, mas com várias medidas de prevenção, como: ações de conscientização, reforço geral da limpeza, aumento dos pontos de higienização, distanciamento de mesas e cadeiras no refeitório, circulação dos veículos fretados com janelas abertas e instalação de álcool em gel, entre outros.

Reportagem: Edson Moura

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas