Redação
A Coreia do Sul proibiu a venda de quase todos os modelos da Volkswagen e impôs pesadas multas contra a montadora. A nação asiática é um mercado relativamente pequeno para a companhia da Alemanha, mas autoridades locais têm atuado agressivamente contra a companhia, desde que ela admitiu no ano passado ter falsificado testes de emissão de poluentes.
LEIA TAMBÉM
Autoridades sul-coreanas já acusaram a Volkswagen de falsificar documentos de emissão e manipular relatórios sobre ruídos para receber certificações. Um graduado executivo da montadora foi detido no país e acusado de enviar dados manipulados, enquanto vários outros executivos foram submetidos a interrogatório.
Nesta terça-feira, o Ministério do Meio Ambiente sul-coreano retirou a certificação de 80 modelos vendidos no país pela Volkswagen, uma decisão que cobre 83 mil carros, vendidos ou não vendidos. O ministério também multou a empresa em 17,8 bilhões de wons (US$ 16,1 milhões) e disse que pode emitir uma ordem de recall para quaisquer dos carros afetados já no mercado.
Na Alemanha, o ministro das Finanças da região da Baviera, Markus Soeder, disse que o Estado planeja processar a Volkswagen pelas perdas em um fundo de pensão estatal. Soeder disse à agência de notícias dpa que a Baviera "tem a obrigação" de tentar recuperar as perdas do fundo de pensão.
LEIA MAIS