Conselho de Ética decide hoje se continua com processo de cassação de Cunha

Publicado em 01/12/2015, às 07h04
-

Redação

Processo de cassação de Cunha será decidido hoje (Crédito: Reprodução)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (1º) para definir o futuro do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O colegiado vai decidir se continua com o processo contra Cunha por quebra de decoro parlamentar em depoimento na CPI da Petrobras.

O presidente da Câmara é alvo de uma representação feita pelo PSOL e pela Rede por, supostamente, ao dizer que não tinha contas no exterior — fato depois comprovado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontam a existência de contas bancárias em nome de Cunha e de familiares na Suíça.

Leia mais notícias de Brasil e Política

Se aceito e tiver o sinal verde do Conselho de Ética, o caso vai plenário e, se aprovado, pode terminar com a cassação do mandato de Eduardo Cunha. Por duas vezes, porém, o colegiado se reuniu, mas não conseguiu dar o andamento legal ao processo e precisou adiar a decisão.

Sete em cada dez brasileiros querem saída de Cunha

Na semana passada, um pedido de vista deputado Sérgio Brito (PSD-BA) — e foi seguido por outros parlamentares — prorrogou, pela segunda vez, a votação que poderá dar continuidade ao processo de cassação de Cunha.

Há duas semanas, a primeira sessão do Conselho de Ética que definiria o futuro de Cunha foi cancelada no plenário da Câmara, graças a uma manobra conduzida pelo próprio presidente da Câmara.

Cunha presidia a sessão no plenário, mas repassou a posição para o 2º secretário da Mesa Diretora, Felipe Bornier (PSD-RJ), no momento em que entraram com o pedido de cancelamento. Bornier acatou a questão de ordem feita por aliados de Cunha e, logo em seguida, repassou a presidência ao peemedebista.



Fonte: R7


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira