Gilson Monteiro
Conselherios tutelares de todo o estado prometem percorrer as ruas de Maceió nesta quarta-feira, 30, em uma carreata. O motivo da mobilização é a inclusão da categoria na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19. Um grupo de conselheiros chegou a se reunir em abril com o secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres, mas até agora a reivindicação não foi atendida.
LEIA TAMBÉM
"Nosso intuito será primeiramente pedir mais uma vez o apoio do governador Renan Filho e do secretário de Saúde Alexandre Ayres para a inclusão da nossa categoria como grupo prioritário, bem como, mostrar para sociedade que o Conselho Tutelar em tempos de pandemia não parou, estamos morrendo, contaminando e perdendo entes queridos e, mesmo assim, continuamos zelando pelos direitos das crianças e adolescentes do nosso Estado", diz os interlocutores da categoria.
Segundo o grupo que está organizando a manifestação, até esta terça-feira, conselheiros de 30 municípios haviam confirmado presença na carreata, que deve iniciar na Praia do Sobral.
Na justificativa de um ofício encaminhado à Sesau, assinado pela Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado de Alagoas (ACECTAL), que representa os 580 conselheiros de 116 unidades em todo o estado, a categoria argumenta que os profissionais estão expostos diariamente ao risco de contaminação ao atender vítimas de violência em hospitais, delegacias e em outros órgãos, no cumprimento da proteção a crianças e adolescentes.
LEIA MAIS