Conjuntura indica que Renan Calheiros e Renan Filho devem repetir a dobradinha política em 2026

Publicado em 09/08/2024, às 09h50 - Atualizado às 10h30

Redação

A situação política em Alagoas está conspirando para que o senador Renan Calheiros Filho (MDB), Ministro dos Transportes do governo Lula (PT), concorra pela terceira vez, em 2026, ao governo do Estado.

LEIA TAMBÉM

Sua prioridade maior é ser candidato a vice-presidente da República numa eventual reeleição de Lula, daqui a dois anos, mas questões pessoais se sobrepõem à sua vontade.

É que, além de ter a família em Alagoas (a esposa é conselheira do Tribunal de Contas e os filhos estudam em Maceió), sua candidatura a governador, pelo legado que deixou nos dois mandatos anteriores, seria fundamental para impulsionar a reeleição do pai, Renan Calheiros (MDB), que vai tentar em 2026 o quinto mandato de senador.

Nos seus primeiros mandatos, Renan pai sempre se elegeu ao Senado como o mais votado, contudo em 2010 ficou com a segunda vaga (a primeira foi de Benedito de Lira) e em 2018 também (o primeiro mais votado foi Rodrigo Cunha).

Após a proclamação do resultado de 2018, Renan Calheiros reconheceu, publicamente, que somente conseguiu se reeleger graças à força política de Renan Filho, que conquistou o segundo mandato de governador com grande votação.

A conjuntura política está a indicar que a dobradinha dos Renans deve se repetir em 2026, pela sobrevivência política do patriarca.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”