Conheça o pau-brasil, a árvore que deu nome ao nosso país

Publicado em 07/09/2023, às 11h17 - Atualizado às 11h17

Luan Paz

Foto de Governo Federal/Ceplag

No vasto universo das plantas que enriquecem nossas paisagens, nós concordamos que o Pau-Brasil (Paubrasilia echinata) é uma das ou a espécie que mais se destaca. Não apenas por sua beleza e versatilidade, mas também por estar intimamente ligada à própria origem do nome do nosso país, o Brasil. E pra comemorar o aniversário de nossa independência e o mês da árvore, eu trouxe um pouco mais sobre essa árvore e sua importância em nossa história e que, desde 07 de dezembro de 1978 é a árvore símbolo do nosso país.

LEIA TAMBÉM

Foto: David Pessanha Siqueira / UENF

No ano de 1500, quando os colonizadores portugueses chegaram ao nosso país, logo se encantaram por essa árvore, não apenas pela sua majestosa presença, mas também pela sua madeira avermelhada excepcional. Os povos originários do nosso país chamavam essa árvore de Ibirapitanga, que significa árvore vermelha e a utilizavam para tingir penas e algodão, e logo os portugueses começaram a explorar essa planta e a chamá-la de brasil ou pau-brasil.

Mas que planta é essa? Que se tornou a primeira atividade comercial do país, deu origem à primeira legislação ambiental da América Portuguesa e ao nome do maior país da América Latina?

O pau-brasil é uma árvore tropical que pode alcançar alturas impressionantes, chegando até 15 metros. Suas folhas são compostas e brilhantes, criando um belo contraste com sua casca de um vermelho profundo e suas flores pequenas, de coloração amarelo-esverdeada. O espetáculo atinge seu auge quando os frutos surgem, revelando-se vagens lenhosas repletas de sementes.

A sua casca é rica em um pigmento avermelhado conhecido como “brasilina,” que, quando extraído e processado, cria uma tinta vermelha intensa. Essa característica única fez dela uma das plantas mais cobiçadas durante os primeiros anos da colonização do Brasil, levando à exploração desenfreada e à necessidade de medidas de preservação posterior.

Além de toda importância histórica é uma planta valiosa no paisagismo. Seu porte majestoso e suas folhas brilhantes o tornam uma escolha notável para jardins e áreas de paisagismo. Embora sua madeira seja protegida atualmente, você pode apreciar a beleza do Pau-Brasil em sua forma natural, acrescentando um toque exótico e histórico ao seu ambiente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?