Conheça o incrível gecko leopardo! Saiba algumas curiosidades

Publicado em 22/01/2025, às 08h46
-

Deisy Nascimento

Toda semana eu trago para vocês aqui no blog Meu Bichinho um tema voltado ao mundo animal e cuidados com os pets, lógico, tudo é feito com base em pesquisa e conversa com os médicos veterinários. E, desta vez eu resolvi falar sobre o gecko leopardo.

LEIA TAMBÉM

Vocês conhecem o gecko leopardo? Ele vem ganhando espaço como nos corações de algumas pessoas que acabam por escolher criar esse animalzinho que é lindo, mas precisa de alguns cuidados específicos em sua criação.

A lagartixa leopardo tem esse nome por conta das suas cores que se assemelham ao leopardo, amarelo com pintas pretas.

Esse incrível réptil tem um visual único que se assemelha ao animal que lhe dá nome. Além disso, se comporta de maneira dócil, animada e simpática.

A lagartixa leopardo (nome científico Eublepharis macularius) para facilitar o entendimento, pode ser chamada popularmente da lagartixa leopardo 'gecko'. É originário do Oriente Médio, da Índia e do Afeganistão.

Segundo o biólogo 𝔸𝕟𝕕𝕣𝕖𝕪 Farias, que possui um criadouro com mais de 400 animais em Ipioca, Maceió (AL), ele são um dos melhores répteis de estimação disponíveis. “É uma ótima opção para tutores de répteis iniciantes. Eles foram descritos pela primeira vez como uma espécie pelo zoólogo britânico Edward Blyth em 1854. Gecko e outros membros da subfamília Eublepharis diferem da maioria das outras lagartixas porque têm pálpebras”, explicou.

O nome Eublepharis macularius refere-se ao gecko com pálpebras verdadeiras e marcas manchadas.


O Gecko é um réptil de vida longa. Eles podem viver em média de seis a dez anos; no entanto, com os devidos cuidados, eles podem viver vinte ou até vinte e cinco anos. O mais antigo gecko conhecido em cativeiro foi registrado aos vinte e nove anos.

O Leopardo Gecko criado pelo 𝔸𝕟𝕕𝕣𝕖𝕪 Farias tem 5 anos, 25cm, é manso e chama-se Gordo. Ele, assim como os demais criados pelo biólogo são legalizados. Ele come apenas insetos como tenebrios, baratas e grilos.

Durante muitos anos foi proibida a comercialização desses animais no Brasil, mas hoje podem ser comprados dentro da legalidade sem preocupação. O criadouro do 𝔸𝕟𝕕𝕣𝕖𝕪 Farias é autorizado pelo IBAMA há seis anos e há uma diversidade de espécies mantidas por ele.

Curiosidade - Se apertar o gecko com força a cauda solta, mas não é tão simples de soltar.

Rotina: Ele come três vezes por semana e a manutenção do terrário é feita todo dia.

Curiosidade: eles comem a própria pele quando estão crescendo. Puxam com a boca e se alimentam. Com isso reabsorvem os nutrientes que têm na pele. Eles têm a causa larga. Guardam a reserva de gordura lá.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conheça os oito sabores que os cachorros mais gostam Novo Pet: Especialista alerta sobre a responsabilidades ao receber um pet Quais os cuidados eu devo ter com meu pet durante a queima de fogos? Estabeleça metas de saúde para o seu cão e gato em 2025: