Conheça as novas tecnologias de pagamento que estão revolucionando o mercado

Publicado em 18/11/2016, às 15h30
-

Redação

Com o aumento no volume de pessoas que utilizam diariamente métodos de pagamento eletrônico, cresce a demanda por novos dispositivos de segurança, mais sólidos e eficientes. Empresas do setor buscam desenvolver melhores ferramentas de criptografia, biometria e geração de tolkens. 

LEIA TAMBÉM

Um exemplo disso é o novo MacBook Pro que, além de design atualizado, terá no topo do teclado, um painel de retina, chamado de Touch Bar.

O aparelho chega com um trackpad Force Touch, que entende a intensidade do toque do usuário. A Touch Bar muda dependendo do que você está fazendo. Ela mostra apenas atalhos relevantes sem a necessidade de abrir outros menus.

O Touch ID é um sensor biométrico, colocado no botão Power. Além de aumentar a segurança para que bisbilhoteiros não tenham acesso ao computador, o recurso poderá ser utilizado em compras online. Vai permitir, por exemplo, confirmar um pagamento com a impressão digital do dono do MacBook.

O avanço chegou a tal ponto que já existe uma moeda inteiramente digital, o Bitcoin, que é uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamento com cédulas.

Pagamentos com bitcoins são rápidos, baratos e sem intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor 

A segurança do Bitcoin está na tecnologia de Blockchain. É a estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registro de uma transação. Cada transação é digitalmente assinada com o objetivo de garantir sua autenticidade e garantir que ninguém a adultere, de forma que o próprio registro e as transações existentes dentro dele sejam considerados de alta integridade.

O Hyperledger é um projeto que tenta unificar todas as abordagens de código aberto do blockchain que existem atualmente. A ideia é que possa ser utilizado em vários setores da indústria, dos serviços financeiros, varejo, fabricação e mais. O projeto avançará os padrões de blockchain abertos para utilização em muitas indústrias.

Muitas empresas do setor financeiro já estão com o "sinal de alerta" aceso por conta do crescimento dos métodos de pagamento digitais e das Fintechs. 

Fintechs são empresas que buscam levar inovação ao meio financeiro por meio do desenvolvimento de processos baseados em tecnologia. Tal termo tem, supostamente, sua origem em um programa de aceleração de startups desenvolvido pela Accenture em parceria com a prefeitura de Nova York.

A maior parte das empresas do setor financeiro enxerga as Fintechs como sendo uma ameaça para seus negócios, motivo pelo qual cerca de 84% delas já procuram envolver-se com as Fintechs de alguma forma, inclusive por meio da criação de subsidiárias e da compra de Fintechs de destaque, fazendo com que os principais compradores e investidores sejam empresas que já atuam no setor financeiro, especificamente no que diz respeito às empresas de pagamento. Para se ter uma ideia, apenas 4% não atuam ainda com Fintechs.

Algumas Fintechs chegam a oferecer empréstimos com melhores taxas do que os bancos tradicionais tal é o seu envolvimento no mercado atual.

Em tempos de crise econômica, é sempre bom ficar atento para não perder oportunidades de investimento cada vez mais disponíveis no mercado e manter a segurança e o valor do seu dinheiro. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Cadê o gorgonzola? Entenda por que o queijo azul está mais comum nas prateleiras Dia do Servidor Público é feriado ou ponto facultativo? Entenda o 28 de outubro Condição rara: filhote de suíno nasce com dois sexos no interior de Alagoas Proibidão do freezer: 7 alimentos que não devem ser congelados