Conheça as dez raças de cães que mais sofrem com o calor

Publicado em 23/01/2024, às 23h19 - Atualizado às 23h19

Deisy Nascimento

Olá, gente! Estamos no verão, a estação mais quente do ano e assim como nós, os cães também sofrem com as temperaturas altas. Para evitar, ou melhor, minimizar o sofrimento do doguinho é preciso mantê-lo hidratado, evitar passear em horários entre 10h e 15h, elaborar uns petiscos geladinhos e saudáveis para eles, manter o pelinho tosado no caso de cães com pelagem longa e sempre que for passear levar a garrafinha de água para ele. Ah, detalhe importante! Se perceber que o pet está muito ofegante durante o passeio volte logo para casa com ele.

LEIA TAMBÉM

Mas, vamos ao assunto chave! Apresento a vocês as dez raças de cães que mais sofrem com o calor. Lembro a vocês que alguns cães sofrem mais que os outros devido a algumas características específicas. Vamos conferir?

  1. Bulldog inglês – Ele possui focinho curto e achatado, o que dificulta a regulação da temperatura corporal por meio da respiração.
  2. Pug – Também com focinho curto e achatado, o cãozinho pode ter problemas respiratórios e dificuldade de se refrescar. Ele é um dos mais vulneráveis ao superaquecimento em dias mais quentes.
  3.  Bulldog francês – Ele tem as mesmas semelhanças que o bulldog francês e o pug. A atenção com eles tem que ser redobrada.
  4. Boxer – Ele possui uma pelagem densa e curta, o que propicia pouca proteção contra o calor.
  5. Shih Tzu – Este possui uma pelagem longa e densa, o que proporciona dificuldade em dissipar o calor. Sua pelagem pode ser sua inimiga caso ele não recebe os cuidados adequados como banho e tosa, por exemplo.
  6. Pequinês – Na nossa região há poucos cães desta raça, mas mesmo assim é importante reforçar os cuidados orientando os tutores de pequinês. Eles podem ter problemas respiratórios em dias mais quentes.
  7. Poodla padrão – Diferente dos outros, ele tem a pelagem encaracolada, o que pode trazer dificuldade na regulação da temperatura corporal.
  8. São Bernardo – Cão de grande porte, muito peludo. Ele se adequa melhor em locais com climas mais frios, pois caso ele fique exposto a temperaturas mais quentes pode sofrer super aquecimento.   
  9. Chow Chow – É outra raça que sofre devido sua pelagem! Tal característica pode proporcionar sofrimento devido a altas temperaturas.
  10. Husky siberiano – Sua origem foi na Sibéria, local super frio. Ele possui uma pelagem densa que atua como isolante térmico.

Gostou das dicas? Comenta!

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que o seu cãozinho não pode comer da ceia de Natal? Saiba como cortar as unhas do seu pet sem machucá-lo Campanha Dezembro Verde visa combater o abandono de cães e gatos Lotep é pioneira no Brasil com sorteios destinados a apoiar a causa animal