Conheça as dez raças de cães que mais sofrem com o calor

Publicado em 23/01/2024, às 23h19 - Atualizado às 23h19

Deisy Nascimento

Olá, gente! Estamos no verão, a estação mais quente do ano e assim como nós, os cães também sofrem com as temperaturas altas. Para evitar, ou melhor, minimizar o sofrimento do doguinho é preciso mantê-lo hidratado, evitar passear em horários entre 10h e 15h, elaborar uns petiscos geladinhos e saudáveis para eles, manter o pelinho tosado no caso de cães com pelagem longa e sempre que for passear levar a garrafinha de água para ele. Ah, detalhe importante! Se perceber que o pet está muito ofegante durante o passeio volte logo para casa com ele.

LEIA TAMBÉM

Mas, vamos ao assunto chave! Apresento a vocês as dez raças de cães que mais sofrem com o calor. Lembro a vocês que alguns cães sofrem mais que os outros devido a algumas características específicas. Vamos conferir?

  1. Bulldog inglês – Ele possui focinho curto e achatado, o que dificulta a regulação da temperatura corporal por meio da respiração.
  2. Pug – Também com focinho curto e achatado, o cãozinho pode ter problemas respiratórios e dificuldade de se refrescar. Ele é um dos mais vulneráveis ao superaquecimento em dias mais quentes.
  3.  Bulldog francês – Ele tem as mesmas semelhanças que o bulldog francês e o pug. A atenção com eles tem que ser redobrada.
  4. Boxer – Ele possui uma pelagem densa e curta, o que propicia pouca proteção contra o calor.
  5. Shih Tzu – Este possui uma pelagem longa e densa, o que proporciona dificuldade em dissipar o calor. Sua pelagem pode ser sua inimiga caso ele não recebe os cuidados adequados como banho e tosa, por exemplo.
  6. Pequinês – Na nossa região há poucos cães desta raça, mas mesmo assim é importante reforçar os cuidados orientando os tutores de pequinês. Eles podem ter problemas respiratórios em dias mais quentes.
  7. Poodla padrão – Diferente dos outros, ele tem a pelagem encaracolada, o que pode trazer dificuldade na regulação da temperatura corporal.
  8. São Bernardo – Cão de grande porte, muito peludo. Ele se adequa melhor em locais com climas mais frios, pois caso ele fique exposto a temperaturas mais quentes pode sofrer super aquecimento.   
  9. Chow Chow – É outra raça que sofre devido sua pelagem! Tal característica pode proporcionar sofrimento devido a altas temperaturas.
  10. Husky siberiano – Sua origem foi na Sibéria, local super frio. Ele possui uma pelagem densa que atua como isolante térmico.

Gostou das dicas? Comenta!

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?