Luan Paz
Você já deve ter visto ou mesmo utilizado um remédio ou chá feito com essa planta, muito utilizada como sedativo moderado e no alívio de sintomas de ansiedade, cólicas, TPM, distúrbios do sono, déficit de atenção, menopausa e ansiedade. Eu estou falando da valeriana, a Valeriana officinalis, uma planta nativa da Europa e da Ásia, que foi introduzida pelos europeus no continente americano e pode ser cultivada facilmente em casa, para isso, veja as nossas dicas de cultivo.
LEIA TAMBÉM
Ela cresce em locais úmidos e sombreados, podendo alcançar até 1 metro de altura, para cultivar em casa, prefira utilizar solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, além de colocá-la em ambientes com pouca luz solar direta, pois pode prejudicar o seu desenvolvimento. Prefere locais de clima mais temperado e ameno, com regas regulares e controle das plantas daninhas.
Mas e como usar a valeriana para saúde? Uma das formas mais comuns é através da infusão das raízes, preparada deixando-as de molho em água quente por alguns minutos. Esta infusão pode ser tomada antes de dormir para promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono. Também é possível encontrar suplementos de valeriana em forma de cápsulas ou comprimidos, disponíveis em farmácias e lojas de produtos naturais. Porém é recomendado, antes de qualquer tipo de utilização, procurar orientação médica, pois as substâncias presentes nas raízes podem causar dependência, quando ingerida por longos períodos.
LEIA MAIS