Luan Paz
Faz algum tempo que ela é conhecida no Brasil como flor do Natal ou poinsétia ou mesmo bico de papagaio. Pelas suas cores que lembram muito as decorações natalinas ela é bastante utilizada como decoração em casas, lojas e diversos ambientes, além de ser uma opção interessante de presentes para quem gosta de plantas e hoje vou te falar um pouco mais sobre a origem e os cuidados básicos para sua poinsétia durar o ano inteiro.
LEIA TAMBÉM
A poinsétia, cujo nome científico é Euphorbia pulcherrima é uma planta originária do México e pertence à família das Euphorbiaceae. Sua principal característica são as suas folhas largas que podem ter diversas cores: vermelho, a mais popular pela questão do Natal, rosa, creme, roxa, salmão, amarelo ou até mesmo branco. Essa parte colorida, que muita gente acredita ser a flor, na verdade são brácteas, ou folhas modificadas, similar ao que acontece na primavera ou buganvília. As flores verdadeiras são pequenas e ficam no centro.
Apesar da sua beleza e ser muito utilizada na decoração é uma planta tóxica para animais e seres humanos, apesar de serem utilizadas em alguns tratamentos populares no México. A sua ingestão pode causar vômitos, náuseas e diarreia.
Os principais cuidados básicos com a sua poinsétia são: luminosidade, pois elas amam a luz do sol, então procure deixá-las em ambientes com o máximo de incidência solar direta, caso opte por cultivar dentro de casa, coloque nos locais mais luminosos. Quanto à rega, elas são adeptas de uma quantidade moderada de água, por isso, prefira usar solos bem drenados e fazer o teste do palito, para evitar o apodrecimento das raízes.
A floração costuma ocorrer durante o inverno, pois os dias são mais curtos, mas você pode estimular a florada adaptando a planta a ambientes com luminosidade regulada, ou seja, simule dias mais curtos para que ela entenda que está no inverno e assim florir mais cedo.
LEIA MAIS