Congresso volta aos trabalhos com futuro de Eduardo Cunha em jogo

Publicado em 20/10/2015, às 07h18
-

Redação

Congresso volta às atividades normalmente (Crédito: Reprodução)

Um cenário de incertezas envolve o andamento dos processos no Congresso Nacional, tanto do impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff, quanto pela suposta quebra de decoro parlamentar do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ambos, porém, podem ter novidades ao longo desta semana.

Na semana passada, a expectativa era que o processo contra Cunha — acusado de quebra de decoro por ter mentido em comissão, dizendo que não tinha contas na Suíça — poderia ser analisado ainda nesta terça (20).

Mas o processo encaminhado para a Mesa Diretora tem um prazo de até três sessões ordinárias no Plenário para ser devolvido. Desde que a representação feita pelo PSOL e pela Rede foi encaminhada para a Mesa, na última quarta-feira (14), ainda não houve nenhuma sessão ordinária no Plenário. Por isso, o Conselho de Ética aguarda até que possa iniciar o processo, que começa com a análise de admissibilidade do processo para investigar Cunha.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), um dos autores da representação por suposta quebra de decoro de Cunha, enxerga esta espera como uma forma de protelar o processo, pois a parte que cabe a Mesa Diretora no andamento é considerada por ele como algo simples.

— Não sei se vão usar o prazo máximo para devolver o processo, o que seria uma clara atitude protelatória, porque é algo simplíssimo por ser um despache, é só enumerar e entregar. Vamos torcer para que isso aconteça nessa semana, e o ideal é isso aconteça nesta terça-feira (20), para que o Conselho se reúna na quarta ou na quinta-feira (22).



Fonte: R7


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bolsonaro se manifesta após vídeo sobre Pix de Nikolas viralizar PGR se manifesta contra autorização para viagem de Bolsonaro aos EUA Projeto prevê prisão de quem divulgar imagens de suicídio ou automutilação Familiares, autoridades e admiradores prestam as últimas homenagens a Benedito de Lira