Confirmado: Bolsonaro envia ao congresso projeto para aumentar validade e pontos na CNH

Publicado em 03/06/2019, às 10h07
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Agora é pra valer. O presidente Jair Bolsonaro confirmou ontem que o projeto de lei que altera a validade da Carteira Nacional de Habilitação já está pronto e será enviado essa semana ao congresso.

A confirmação foi feita através das redes sociais do presidente:

 

O que muda?

Hoje o motorista que acumular 20 pontos em infrações por 12 meses tem a CNH suspensa. o Projeto de lei enviado pelo governo agora quer dobrar esse limite. Ou seja só teria a CNH suspensa quem atingisse 40 pontos.

Além disso o projeto também prevê o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação de 5 para 10 anos.

“Nós vamos apresentar o projeto para atender não só os caminhoneiros, nós também. O número de pontos da carteira passa para 40. Validade da carteira de motorista passa de 5 para 10 anos. Eu sei que as clínicas de psciologia vão ficar chateadas comigo, mas tem que combater isso daí” – Afirmou o presidente em discurso no Rio de Janeiro

Nessa semana apresentarei projeto de lei para: 1 – Passar de 5 para 10 anos a validade da Carteira de Habilitação; 2 – Passar de 20 para 40 pontos o limite para perder a CNH. Comente: pic.twitter.com/Wl0d7YHaXd

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 2, 2019

Ideia antiga

Quando era deputado, Jair Bolsonaro já havia apresentado um projeto de lei com a mesma ideia, que acabou não sendo analisada por nenhuma comissão da Câmara e acabou arquivada.

A ideia do então deputado é que a medida não prejudicaria os condutores que precisam da habilitação para o trabalho. Em discurso ele afirmou que “Em que pese a boa intenção do legislador, na prática, o que vale é arrecadar. Assim, fica combinado: eles multam à vontade, mas não tiram a CNH dos cidadãos de bem” 

Um outro projeto de 1999 que aumenta o limite para 30 pontos já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e precisa passar ainda pelo Senado antes de ser sancionado pela presidência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas