Confira interdições no trânsito para passagem da tocha olímpica

Publicado em 24/05/2016, às 09h23

Redação

Uma das tradições dos Jogos Olímpicos, este ano sediado no Brasil, é o revezamento da tocha olímpica por diversas cidades do país sede. A passagem do símbolo por Maceió será no próximo domingo (29) e para garantir a segurança durante o percurso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) auxiliará a fluidez do trajeto por meio da interdição de pontos da cidade e das vias por onde a tocha olímpica passará.

LEIA TAMBÉM

Cerca de 200 agentes de trânsito e 36 viaturas da SMTT estarão envolvidos em todo o esquema de organização da passagem da chama olímpica por Maceió. No entorno de todas as vias por onde o revezamento passará, o órgão de trânsito fará pequenos desvios. A SMTT recomenda ainda que os condutores evitem transitar nas regiões por onde a tocha olímpica passará, a fim de evitar transtornos.

A chama olímpica partirá da Praça Multieventos, na Pajuçara, em direção ao bairro da Ponta Verde, passando pelas avenidas Doutor Antônio Gouveia, Silvio Vianna e Álvaro Otacílio, que estarão completamente interditadas para o evento.

A recomendação da SMTT é que sejam utilizadas pelos condutores as ruas Epaminondas Gracindo, Jangadeiros Alagoanos e Engenheiro Mário de Gusmão como vias alternativas. Aqueles que desejarem chegar à Avenida Doutor Júlio Marques Luz – antiga avenida Jatiúca – deverão seguir pelas ruas Deputado Rubens Canto e Doutor Noel Nutels. Outra opção será a utilização de vias transversais das avenidas Doutor Antônio Gomes de Barros e Doutor Júlio Marques Luz.

Na região da orla, fora as vias por onde a tocha olímpica passará, haverá interdição no cruzamento da Avenida Almirante Álvaro Calheiros (sentido praia) com a Rua Ferroviário Manuel Gonçalves Filho. Os condutores deverão seguir para a Avenida João Davino.

A chama olímpica seguirá por Cruz das Almas, pelas avenidas Roberto Mascarenhas de Brito, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, Pontes de Miranda e Josepha de Mello, seguindo para a Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro. Em todas essas vias se repetirá o bloqueio total, com barreiras e batedores da força policial.

No viaduto da Avenida Juca Sampaio, o fluxo de veículos será impedido no sentido Barro Duro e desviado para a Avenida Josepha de Melo. Os condutores que vierem da Avenida Márcio Canuto também estarão impossibilitados de seguir nesse sentido e só poderão se dirigir para o sentido Jacintinho ou em direção à orla.

A tocha olímpica passará também pela Avenida Menino Marcelo e Rua João Rodrigues Sampaio, sendo que nesta última, o grupo que a acompanha seguirá na contramão do sentido da via. No cruzamento da entrada do Conjunto José Tenório, um bloqueio impedirá que os veículos desçam no sentido Barro Duro, devendo seguir por dentro do conjunto.

Em seguida, a chama olímpica passará pela Rua Adelaide de Melo Mota, por trás dos supermercados G Barbosa e do Assaí, pela Avenida Nelson Marinho Araújo, via principal do Murilópolis. Uma vez que as ruas por onde a tocha olímpica passar não serão liberadas para veículos, o fluxo da Avenida Menino Marcelo e da Avenida Presidente Getúlio Vargas não poderá seguir para a Avenida Nelson Marinho Araújo, sendo desviado para a Rua São Francisco e bairro do Ouro Preto.

A chama olímpica passará ainda pela Ladeira Coronel Alves Mata, Rua Doutor Abelardo Pontes Lima, conhecida como rua do retorno da Gruta de Lourdes, chegando à Avenida Fernandes Lima. Os principais cruzamentos da Avenida Fernandes Lima serão bloqueados por agentes de trânsito da SMTT para facilitar o trabalho dos batedores da Polícia Militar na região.

Um dos principais bloqueios na Avenida Fernandes Lima se dará no sentido Tabuleiro do Martins, no cruzamento com a Rua Doutor Abelardo Pontes Lima, sendo o fluxo desviado para a Rua Artur Vital da Silva. O outro ponto de interdição impedirá o fluxo no sentido Centro, obrigando os condutores a fazer o retorno para o Tabuleiro do Martins em frente ao Hiper Bompreço da Gruta de Lourdes.

A tocha olímpica seguirá pela Avenida Moreira e Silva, pelas ruas Melo Morais, Cincinato Pinto, Barão de Penedo, Barão de Anadia, e pelas avenidas da Paz e Industrial Cícero Toledo, chegando por fim ao estacionamento do Jaraguá onde serão realizados festejos celebrando as Olimpíadas.

Antes e durante o evento serão pontos de interdição a Praça Marcílio Dias, com o trânsito desviado para a Rua Mato Grosso, no sentido de Pajuçara ao Jaraguá, e o cruzamento da Rua Industrial Cícero Toledo com a Travessa dos Artistas, com desvio do mesmo sentido para a Rua Sá e Albuquerque. Outro ponto de interdição será na Avenida Assis Chateaubriand, no Prado, perto da antiga sede da Tim Telefonia, no sentido Centro.

A SMTT monitorará todo o percurso da tocha olímpica e o seu entorno a partir das 06h do domingo por meio de viaturas e câmeras da central de videomonitoramento espalhadas por toda cidade.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos