Confiança do comércio recua 2,3% em outubro ante setembro, afirma FGV

Publicado em 30/10/2015, às 08h59
-

Redação


O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,3% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, divulgou na manhã desta sexta-feira, 30 a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Icom atingiu 80,6 pontos, pela sexta vez consecutiva o menor patamar da série histórica, iniciada em março de 2010.


"O comércio entra no quarto trimestre do ano ainda bastante insatisfeito com os níveis de demanda e prevendo vendas fracas ao final do ano. Embora o setor tenha resistido, no ano passado, a uma queda mais intensa da confiança como a observada em segmentos como a indústria e a construção, o comércio é hoje o mais pessimista entre os quatro grandes setores monitorados mensalmente pelas sondagens", avalia o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, em nota oficial.


Em outubro, o resultado foi determinado pela piora da percepção dos empresários em relação ao futuro. O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 3,7% em outubro, para 110,3 pontos, influenciado pelo menor otimismo com as vendas nos próximos três meses (-4 4%). 


Já o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 0,8% neste mês, para 50,8 pontos, após ceder 10,3% no mês passado. Ainda assim, é o segundo menor nível da série.


Em setembro, o Icom havia cedido 4% em relação a agosto, conforme dado revisado hoje (-4,1% na leitura inicial). Com o resultado de outubro, o índice permaneceu na zona considerada "desfavorável" à atividade, abaixo dos 100 pontos. A média histórica do indicador é de 118,9 pontos.


Desde a edição de novembro de 2014, a Sondagem do Comércio passou a trazer oficialmente dados com ajuste sazonal. Até então o Icom era divulgado apenas com variações interanuais trimestrais. Como a série ainda é recente (iniciada em março de 2010), a FGV adiantou que vai revisar os resultados mês a mês, até que estejam mais consolidados.


A coleta de dados para a edição de setembro da sondagem foi realizada entre os dias 1 e 27 deste mês e obteve informações de 1.200 empresas.



Fonte: Agência Estado


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Azul suspende operação em 12 cidades brasileiras Em Maceió, consumo das famílias cresce acima da média nacional Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda Governo prepara novidades para crédito consignado e saque-aniversário do FGTS