Condutor protesta contra Temer em revezamento da tocha no Rio

Publicado em 03/08/2016, às 21h31
-

Redação

Depois de percorrer mais de 300 cidades em todo o país, a Tocha Olímpica chegou hoje (3) à cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olimpícos. A tocha chegou à Escola Naval, trazida de barco pelas águas da Baía de Guanabara pelos velejadores Torben e Lars Grael, que a entregaram ao prefeito Eduardo Paes. Na passagem pela zona portuária, o revezamento da chama foi marcado pelo protesto de um condutor contra o presidente interino, Michel Temer.

LEIA TAMBÉM

No momento em que passava a tocha para outro condutor, o músico Tarcísio Gomes, de 31 anos, o Tarcísio Cisão, abaixou a bermuda e exibiu as palavras "Fora Temer" nas nádegas, vestido com um bíquini de oncinha. Agentes da Força Nacional de Segurança, que acompanhavam o revezamento, retiraram o músico do percurso e o detiveram. Ele foi liberado em seguida e não foi conduzido para delegacia.

De acordo com o Comitê Rio 2016, Tarcísio Gomes estava passando a chama para outro condutor, inclusive as tochas já tinham se encostado, quando arriou a bermuda e se jogou no chão. Com isso, segundo o comitê, os homens da Força Nacional o imobilizaram, apagando a gás da tocha que carregava.

O músico foi convidado para participar do evento pela prefeitura do Rio. A assessoria do prefeito informou que não iria comentar o caso. Tarcísio Cisão é  saxofonista e um dos fundadores do Bloco Amigos da Onça, que desfila pelas ruas do Rio durante o carnaval. O Amigos da Onça é um grupo que surgiu na cena musical carioca em 2008. A banda leva o nome da primeira música composta pela dupla Gabriel Alves e Tarcísio Cisão.

O protesto ocorreu entre 10h30 e 11h, na Rua Sacadura Cabral, zona portuária da cidade, quando a chama olímpica se destinava à Cidade do Samba, última parada, antes de seguir de carro para o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 

Em Duque de Caxias,  professores da rede municipal de ensino fizeram um protesto interditando parcialmente a Avenida Expedicionário José Amaro, no bairro Vila São Luiz, que fazia parte do roteiro da tocha.

Revezamento

De hoje até sexta-feira (5), dia da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, a tocha irá cruzar cerca de 30 bairros da capital fluminense e percorrido quase 100 quilômetros.

Nos três dias em que percorrerá a cidade antes de se fixar na Candelária, onde ficará a Pira Olímpica, a tocha vai ser levada de VLT (veículo leve sobre trilhos), passará por rodas de samba, passeios de barco e até "surfará" com Ricardo Fontes de Souza, o Rico, nas ondas da Praia da Macumba.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Time Brasil na Paralimpíada bate recordes históricos em número de medalhas Alegria é a marca da cerimônia de encerramento da Paralimpíada do Rio Balanço dos jogos Brasil não atinge meta, mas conquista maior número de medalhas em Paralimpíadas Ciclista iraniano morre após sofrer grave acidente nos Jogos Paralímpicos