Condomínios não podem proibir animais domésticos em apartamentos

Publicado em 16/02/2017, às 12h20

Redação

O Brasil é quarto país no mundo em números de animais domésticos. Mas mesmo sendo permitido pela Constituição Federal criar cães e gatos em residências, muitas pessoas acabam tendo que enfrentar a resistência de condomínios que restringem, e até proíbem, a permanência de animais em apartamentos.

LEIA TAMBÉM

Foi o caso de Felipe e Márcia Azambuja, tutores de Max, um cão grande e dócil da raça golden retriever. A convenção do novo apartamento onde moram não permitia a entrada de animais no prédio, o que gerou muita dor de cabeça para o casal. Felipe conta que, ao mesmo tempo em que buscava a Justiça para encontrar uma solução para o caso, mobilizou os moradores para a realização de uma assembleia, na tentativa de solucionar o caso de forma conciliadora.

“Era nossa primeira casa própria. Estávamos vivendo o sonho da casa, com tudo do jeito que a gente queria, quando veio o problema com a permanência do Max aqui. Mas jamais iriamos nos desfazer dele por causa do condomínio. Então, resolvemos chamar as pessoas para conhecer o Max, mostrar que ele é um cão dócil e que pode viver em um condomínio”, afirmou Felipe Azambuja, que teve sucesso em sua estratégia. Após a assembleia, não só o Max foi permitido no prédio, como também todos os cães considerados dóceis.

O juiz da 3ª Vara Cível da Capital, Henrique Teixeira, explica proibir a entrada de cães em condomínios é ilegal, já que a Constituição Federal permite que toda pessoa crie, independente do porte, animais domésticos em suas residências. O magistrado destaca, no entanto, que é necessário que o morador respeite as regras de convivência, evitando barulho excessivo e assegurando a higiene do local e do animal.

“O Código Civil tem um artigo específico que determina que o condômino possa usufruir de forma tranquila e ampla do seu apartamento. Essa proibição, em ralação aos animais, também afeta o direito de propriedade, porque animais é tido como coisa na Constituição Federal”, esclarece o juiz. Para saber mais sobre o assunto basta clicar no áudio ao lado. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira