Condenado no STF, Daniel Silveira é eleito 1º vice-presidente da Comissão de Segurança na Câmara

Publicado em 27/04/2022, às 15h20
Câmara dos Deputados -

CNN Brasil

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi indicado pelo seu partido como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27). O deputado bolsonarista também foi eleito 1° vice-presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado.

LEIA TAMBÉM

Também nesta quarta, o deputado Arthur Oliveira Maia (União Brasil-BA) foi eleito novo presidente da CCJ, com 53 votos a favor e 4 em branco.

Os membros das comissões são indicados pelos partidos, cada partido tem um número de vagas em cada comissão. O presidente da Comissão de Segurança será Aluisio Mendes (PSC-MA), enquanto a 2° vice-presidência ficará a cargo de Junio Amaral (PL-MG).

“Esta Mesa tem 100% de compromisso com as pautas tão caras ao Brasil, que são as propostas em defesa da sociedade, em defesa da segurança pública. A presença dos deputados oriundos das forças de segurança pública é fundamental para vencer a resistência de poucos, mas muitas vezes uma resistência aguerrida, e nós não podemos nos curvar a ela. Contem com essa presidência para que todos os projetos sejam pautados”, disse Aluisio Mendes ao assumir o cargo.

O colegiado da CCJ é considerado um dos mais importantes da Casa Legislativa e tem entre as suas atribuições votar e debater processos de perda de mandato dos deputados.

Novos nomes nas comissões

A distribuição dos partidos que presidirão casa comissão é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara (2018) e no princípio da proporcionalidade partidária – o tamanho da bancada na Casa define a precedência na escolha e o número de presidências que a legenda pode reivindicar.

Além de Arthur Oliveira Maia, também foram escolhidos:

Condenado

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Silveira por 10 a 1 por ter ameaçado ministros da Corte em vídeos publicados nas redes sociais. Um dia após o Supremo Tribunal Federal condenar o deputado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto que concede “graça” ou “indulto individual” ao deputado federal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prefeito, vice-prefeito e vereadores tomam posse neste 1º de janeiro na Câmara Municipal de Maceió Morre Geraldo Quintão, do primeiro escalão dos governos Itamar e FHC Câmara Municipal de Maceió aprova Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2025 Polícia Federal abre inquérito para investigar R$ 4,2 bi em emendas