Fernando Narazaki / Folhapress
O concurso da Receita Federal teve o gabarito preliminar de sua prova divulgado nesta segunda-feira (20). As provas foram realizadas no último domingo (19).
LEIA TAMBÉM
No total, 156.373 pessoas se inscreveram para disputar as 699 vagas, sendo 469 para analista tributário (teve 102.856 candidatos) e 230 para auditor fiscal (53.517 inscritos). Os salários iniciais são de R$ 11.684,39 e R$ 21.029,09, respectivamente.
Após a divulgação do gabarito, os candidatos têm prazo para recorrer. Os recursos podem ser enviados entre quarta (22) e quinta-feira (23). Somente depois da avaliação dos recursos é que a organização do concurso divulgará o resultado para que seja possível avançar à próxima fase.
Os candidatos aprovados passarão por uma avaliação de sua vida pregressa. Trata-se de uma investigação sobre a toda a vida do candidato, com análise sobre sua conduta social, profissional e pessoal. Essa fase é eliminatória.
COMO FORAM AS PROVAS DO CONCURSO DA RECEITA FEDERAL? - As provas foram divididas em duas etapas, com os candidatos respondendo 140 questões de múltipla escolha. Houve também uma prova discursiva.
É necessário acertar metade das questões dos exames de conhecimento básicos e específicos, além de não zerar em nenhuma das disciplinas, para não ser eliminado. Entre os aprovados nesta etapa, apenas uma parcela terá a prova discursiva corrigida, de acordo com a classificação na prova objetiva.
PRÓXIMAS ETAPAS PARA CONTRATAÇÃO - Depois da fase de investigação da vida pregressa, os classificados farão um curso de formação profissional, que será online e contará com uma semana de integração presencial entre os candidatos. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades de Brasília, Manaus, Recife, São Paulo e Curitiba e a alocação levará em consideração a preferência do inscrito e a ordem de classificação.
Mais informações sobre o concurso da Receita Federal podem ser obtidas pelo telefone0800-2834628 e pelo email concursorfb22@fgv.br.
LEIA MAIS