Concurso da PM de AL atrai candidatos de norte a sul do país

Publicado em 30/08/2017, às 13h35

Redação

Desemprego em alta, busca por estabilidade e realização profissional. Esses fatores provocam uma verdadeira corrida em qualquer concurso público. Com a abertura do edital para 1.150 vagas na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas não tem sido diferente. E na disputa entram não apenas alagoanos, mas muita gente de outros estados. 

LEIA TAMBÉM

O TNH1 conversou com candidatos de diversos estados, em diferentes regiões, que não se importam com distância para tentar uma vaga no serviço público. Gente como Junior da Silva Alves, um baiano que mora em Santa Cantarina, e a jovem Mara Porto, de Mato Grosso. Mas tem também gente mais próximas, como baianos, sergipanos e vizinhos pernambucanos. 

As entrevistas foram concedidas por meio de aplicativos de mensagem.

MATO GROSSO

Bacharel em direito, Mara Porto, 28, é do Mato Grosso, no Centro Oeste. Mas a distância não foi barreira para tentar uma vaga na PM de AL.

“Nunca fui nessa região [Nordeste] será a primeira vez,  farei por ser concurso de carreira policial , no qual  é  meu foco no momento,  quero me realizar profissionalmente,  principalmente nessa profissão que muitos não dão o devido valor aos policiais”, afirmou a jovem de 28 anos ao TNH1.

Mas Mara não é “concurseira” de primeira viagem. “Já  fiz concursos em Brasília e Goiás .E irei para Amapá e Mato Grosso do Sul no mês que vem fazer também concurso também na carreira policial”, completa.

NÚMERO DE VAGAS E SALÁRIO ATRAIU CANDIDATO DE SANTA CATARINA

Natural da Bahia, mas morando em Joinville, Santa Catarina, Junior da Silva Alves, 23, já fez concursos para a PM de Pernambuco, Ceará e Bahia, revela que os motivos que o levaram a buscar uma vaga na PM de Alagoas, apesar da distância. 

"Levando em conta o alto número de vagas e o excelente salário previsto no edital animam milhares de jovens aos redores de Alagoas a fazer o concurso", teoriza o jovem, que atualmente administra uma loja de carros. 

Há seis meses se preparando para a prova em Alagoas, Junior comenta, no vídeo grava pelo celular, as expectativas para o concurso. 

BAIANOS BUSCAM O SONHO DE INGRESSAR NA PM

Os baianos Kaio, Fernanda e Ewandro: Alagoas é próxima tentativa em busca da carreira

Ewandro França Cordeiro é baiano e está com os estudos a todo vapor. “Trabalho como autônomo  temporariamente para arcar com os custos pra estudar pra o concurso. No meu caso a carreira policial é um sonho. Já fiz o concurso da PM da Bahia e Guarda Municipal de Santo Amaro”, conta o jovem, de 28 anos.

No vídeo, Ewandro conta como está seu ritmo de estudos. 

16 HORAS DE VIAGEM PARA FAZER CONCURSO

O também baiano Kaio Carvalho Gonçalves, 29 anos,  somente este ano já prestou cinco concursos buscando uma vaga na carreira militar. “Já fiz da PM de Goiás, da Bahia, de São Paulo e duas vezes da PM de Minas Gerais. Minha meta é a PF ou PRF. Mas de início preciso de renda e ví na PM o caminho mais rápido para ser servidor público”, afirma Kaio.  

Kaio conversou com o TNH1 pelo WatsApp após uma viagem de 16 horas para prestar um concurso em Petrolina, Pernambuco.

Aos 21 anos. Fernanda Alcântara, da cidade de Juazeiro, na  Bahia, estuda de 6 a 7 horas por dia para tentar uma vaga na carreira militar.

“Faço nessa área por achar que eu me encaixo bem e também pela questão da estabilidade. Acho que é muito importante trabalharmos com o que gostamos”, diz a jovem.

PARÁ 

O paraense Charles Sousa Silva, 25 anos, diz que a mudança para um lugar tão distante preocupa, mas a estabilidade financeira e a escolha pela carreira militar foram fatores decisivos para tentar uma vaga em Alagoas. "A distância realmente é um caso a parte para ser analisado. Mas a estabilidade e vocação de ser policial me faz eu tomar essa decisão de mudar de estado", disse Charles.

O vendedor autônomo tem uma rotina intensa de estudos. "Estudo em casa mesmo,e a rotina está sendo bastante intensa, de 5 a 6 horas diárias", contou.

RN/SE/CE/PE: PREPARAÇÃO É PALAVRA DE ORDEM

Da vizinha Sergipe, o estudante Augusto Matheus, 22 anos,  depois e tentar ingressar na PM de Pernambuco, Ceará e Bahia, vai tentar Alagoas.  

“Tem a questão do desemprego, mas  principalmente é o sonho de ser PM. Venho de uma família de policiais. Desde meu bisavô, passando por meu pai, irmão mais velho, primo e se tudo der certo eu também”, disse o jovem, otimista com a carreira que escolheu.

PARA CEARENSE, RITMO DE ESTUDOS É DETERMINANTE

O Cearense Handerson Bernardino tem 18 e já começa a buscar o sonho de ser policial militar. "Eu passo a noite trabalhando como guarda municipal e durante o dia estudo. É meu sonho desde moleque", diz Handerson, ressaltante a importância de manter o ritmo dos estudos.

"Muitos não se dedicam e no dia da prova querem passar. Quando se é um concurseiro, se estuda bem antes de o edital sair. Eu perdi até algumas amizades e relacionamento para me dedicar, pois quero fazer uma coisa que amo", diz, confiante. 

Augusto (SE), Handerson (CE) e Sabino (PE): foco para ingressar na PM

PERNAMBUCO 

Natural de Petrolina, na vizinha Pernambuco, José Sabino, 26 anos, já tentou outros concursos também para a carreira militar, e agora se prepara para a seleção em Alagoas. 

"Tenho um grupo de uns 10 amigos que vão fazer a prova. Já fiz o concurso da PM do Piauí, e agora vou tentar Alagoas", conta. 

DO RN, CANDIDATO TENTARÁ PM DE AL PELA SEGUNDA VEZ

Eleildo Maciel da Silva, de 29 anos, já tentou outros concursos para ingressar na PM, inclusive o último da PM de Alagoas.

"Já tentei o concurso da PM São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e também o da PM de Alagoas. Mas sempre "bato na trave". Mas este ano estou mais preparado, e meu objetivo é passar", revela o candidato. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro